Página inicial > Graduaçao > Engenharia Civil > Programas de acompanhamento, permanência e assistência estudantil

Programas de acompanhamento, permanência e assistência estudantil

Publicado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 16h38 | Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 16h38 | Acessos: 740

Programa de Apoio à Permanência  possibilita o acesso a bolsas e auxílios para o/a estudante regularmente matriculado/a com renda per capita familiar de até um salário-mínimo, embasado no Decreto Federal nº 7.234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Contamos com apoio nos seguintes aspectos:

• Auxílio a instalação
  • Auxílio transporte
  • Auxílio moradia
  • Auxílio Creche
  • Auxílio a monitoria inclusiva
  • Bolsa de apoio à permanência (BAP)
  • Auxílio a eventos

Assistência

São diversas ações para acompanhar o(a) discente na vida universitária:

Atividade de Orientação Acadêmica: oferecida pelo corpo docente do curso, objetivando a promoção da integração harmoniosa dos/as estudantes à instituição, bem como o seu sucesso acadêmico e profissional, desde seu ingresso na universidade até a conclusão da sua formação.

Semana de Acolhimento: faz parte do calendário institucional como um momento de recepção e afiliação aos/às estudantes da UFSB, é realizada a cada entrada de novas turmas.

Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional e Internacional: permite ao/à estudante de graduação realizar intercâmbio cultural, estágio profissional e bolsas de estudo, pesquisa e extensão em parceria com outras instituições universitárias.

Programa de Acompanhamento Acadêmico (PROA): tem por objetivo instruir as trajetórias acadêmicas e proporcionar aos/às discentes condições de obter maior conhecimento do modelo institucional e das possibilidades de construção de percurso formativo.

Ouvidoria: atendimento à comunidade interna e externa através de e-mail, telefone e atendimento presencial, visando o bem-estar de todos (as), com imparcialidade, ética e sigilo. Canal oficial, independente e imparcial, para o recebimento de Reclamações, Denúncias, Dúvidas, Sugestões e Elogios referentes aos serviços prestados pela Universidade Federal do Sul da Bahia. https://ufsb.edu.br/ouvidoria-servicos.

Acessibilidade

São realizadas campanhas destinadas à conscientização de datas comemorativas nacionais e internacionais. Além disso, são ofertados atendimentos de saúde e saúde mental, com psicólogos e assistentes sociais no campus universitário. Dentre outras ações, a UFSB possui um programa de Monitoria Inclusiva, consolidada como uma alternativa pedagógica que possibilita um acompanhamento individualizado, valorizando e respeitando a singularidade dos/as estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, cujo objetivo é dar-lhes suporte/apoio na execução de atividades como a produção e adaptação de material acadêmico; auxílio no uso de tecnologias assistivas; acompanhamento nos espaços acadêmicos – salas de aula, laboratórios, bibliotecas e na realização de atividades.

Para cumprir a regulamentação das Políticas de Inclusão (Decreto nº. 5.296/2004) e da legislação relativa às questões étnico-raciais (Leis nº. 10.639/03 e nº. 11.645/08; e Resolução CNE/CP n°. 01/04), o curso insere as temáticas de forma interdisciplinar nos CCs, bem como, em suas atividades de pesquisa e integração social.

Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF)

E-mail: proaf@ufsb.edu.br

Setor de saúde, assistência e acessibilidade estudantil

Seção de Assistência Estudantil: assistenciaestudantil.csc@ufsb.edu.br