Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduaçao > Engenharia Civil > Histórico do curso
Início do conteúdo da página

Histórico do Curso

Publicado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 12h59 | Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 13h03 | Acessos: 683

O Centro de formação em Desenvolvimento Territorial (CFDT) foi criado, inicialmente com o nome Centro de formação em Ciências e Desenvolvimento Territorial (CFCDT), no ano 2019, pela Resolução 32/2019 do Conselho Universitário. Tão logo se definiu o decanato pró-tempore, a gestão indicou a mudança no nome de CFCDT para CFDT. Em 2020 criou-se o Curso de Engenharia Civil pelo mesmo processo que que deu origem ao Centro de formação em Desenvolvimento Territorial (CFDT), a partir de uma proposta de cursos profissionalizantes na área de Ciências, para o Campus Pulo Freire (CPF), pensada por alguns docentes do CPF, presidida pelo Prof. Wanderley D. J. Souza e concluída com o processo de reestruturação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), conforme Portarias 07/2028 e 09/2018 do IHAC – CPF, 003/2020 do CFDT e 039/2020 do Conselho Universitário. Os principais motivos para criação do curso foram: contribuir com o desenvolvimento e com a capacitação de recursos humanos; fornecer mais uma possibilidade a estudantes de primeiro ciclo do CPF e de toda a rede de ensino do território Brasileiro em realizar um curso profissionalizante de qualidade reconhecida, cumprindo desta forma, o papel do Estado de criar condições para que todos tenham oportunidade.

O projeto pedagógico do curso (PPC) contempla uma formação generalista de atuação nas diversas áreas da Engenharia Civil, citando-se:

Construção civil: Especialidades - instalações prediais, materiais e componentes da construção, processos construtivos.

Engenharia Hidráulica: Especialidades - Hidrologia, Hidráulica.

Estruturas: Especialidades - Estruturas metálicas, estruturas de madeira, estruturas de concreto, mecânica das estruturas.

Geotécnica: Especialidades - fundações e escavações, mecânica das rochas, mecânica dos solos, obras de terra e enrocamento, pavimentos.

Infraestruturas de Transportes: Especialidades - Aeroportos: projeto e construção; Ferrovias: projetos e construção; Rodovias: projeto e construção.

Vale destacar que a UFSB foi criada com um regime letivo quadrimestral e que com a mudança de regime da UFSB, de quadrimestral para semestral, foi necessário reformular o projeto pedagógico entre 2022 e 2023. Outros fatores que levaram à reformulação do PPC foi a implementação da carga horária de extensão e da alteração na Formação Geral dos cursos da Universidade, além da necessidade de alteração de alguns componentes e da carga horária obrigatória do curso.

Desde a criação, para gestão do curso foi instituído o Colegiado e o Núcleo Docente Estruturante (NDE). Ambos exercem papel fundamental para a reformulação do PPC, bem como a implementação, consolidação e contínua avaliação do projeto pedagógico do curso. O NDE, conforme Resolução do Conselho Superior (CONSUNI) 04/2018 é formado pelo coordenador do curso, mais quatro docentes efetivos, em regime de dedicação exclusiva, com atuação acadêmica no âmbito do Curso. O colegiado foi instituído conforme Resolução CONSUNI 17/2016 que dispõe sobre os Órgãos de Gestão Acadêmica das Unidades Universitárias e é constituído por representantes docentes com atuação no curso, discentes e técnicos admirativos.

As atividades do Curso iniciaram com o Prof. Wanderley D. J. Souza da área de Engenharia Hidráulica e docentes das áreas básicas. Em seguida foi realizado o primeiro processo seletivo, para dois docentes temporários no ano 2021.

O prof. Wanderley foi o primeiro coordenador do curso e presidente do Núcleo Docente Estruturante, tendo como vice-coordenadora a professora Bruna Naiane Alexandrino Santos.

A primeira entrada de estudantes foi por processo de migração de primeiro para segundo ciclo no final do ano 2020. Nesta ocasião ainda havia poucos docentes da área profissionalizante do curso e poucos discentes.

O Centro Acadêmico de Bacharelado em Engenharia Civil – CAEC foi criado em 2023, tendo como presidente, a discente Emanuelle Santos Chaves.

A partir do processo de criação do curso, a gestão firmou diversas parcerias e convênios entre instituições a fim de possibilitar atividades diversificadas em relação a ensino, pesquisa e extensão para que os (as) discentes concluíssem o curso com  qualidade.

A primeira turma se formou em meados do ano 2023,  no final do primeiro período letivo de 2023.

Picture14 Picture15 Picture16 Picture17

Atualmente o curso dispõe de uma infraestrutura com um corpo docente qualificado para o ensino, pesquisa e extensão, parcerias firmadas com várias instituições para estágios e para as demais atividades do curso. O Curso vem crescendo a cada período, tanto pela procura quanto pela infraestrutura, tendo-se como alvo, alcançar condições para se destacar dentre os cursos de Engenharia Civil do país.

registrado em:
Fim do conteúdo da página