Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Infraestrutura

Publicado: Sexta, 14 de Abril de 2023, 10h02 | Última atualização em Sexta, 14 de Abril de 2023, 10h02 | Acessos: 755

O Bacharelado em Gestão Ambiental é um curso de segundo ciclo que, para ser integralizado, compartilha cerca de 50% de sua matriz de componentes curriculares com cursos de primeiro ciclo, seja com o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências, o Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias. Estes cursos de primeiro ciclo contam com infraestrutura para sua execução, estando em funcionamento deste o ano de 2014.

A infraestrutura para as aulas existente no campus é compartilhada pelas turmas do Campus Paulo Freire, que dispõe de infraestrutura adequada, com salas de aula, biblioteca, ambientes de ensino-aprendizagem com equipamentos digitais e de conectividade. Dispõe ainda de laboratórios multifuncionais, chamados de laboratórios interdisciplinares, com instalações modernas e adequadas aos padrões de segurança e qualidade.

RECURSOS TECNOLÓGICOS: Campus Paulo Freire, onde funcionará o curso de Gestão Ambiental, possui computadores e laboratórios de informática com disponibilidade de acesso à internet livre e mediante registro acadêmico. As salas de aula são equipadas com computadores e televisões ou retroprojetores também em rede, para suporte às aulas. O sistema de gestão acadêmica é todo informatizado, através do SIGAA, o que permite a mediação remota de processos pedagógicos (auxiliando a atuação presencial do professor) e a montagem de ambientes virtuais. O sistema de bibliotecas dispõe de mecanismo digital de consulta e empréstimo de obras, além de acervo digital (acesso ao Portal de Periódico da CAPES e títulos digitais da própria biblioteca).

ACERVO BIBLIOGRÁFICO DISPONÍVEL: O acervo bibliográfico encontra-se no Sistema de Bibliotecas da instituição e compõe-se de acervo físico e digital. Tal sistema está adequado às indicações de referências bibliográficas dos componentes curriculares das unidades básica e complementar do seu currículo (conforme consulta ao ementário). A maior parte das referências bibliográficas, básicas e complementares, já foi adquirida ou está disponível gratuitamente online. Com relação ao acervo de livros físicos, há 1.119 títulos e 6.597 exemplares disponíveis para empréstimos e consultas locais. Com relação à disponibilização de livros digitais, conforme o processo sob o no 23746.007072/2018-87 no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos – SIPAC da UFSB, está em fase implantação a plataforma Minha Biblioteca, onde as quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil - Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva oferecem às instituições de ensino superior acesso aos seus conteúdos digitais técnicos e científicos.

O software de gerenciamento das Bibliotecas do SiBi-UFSB é o Pergamum (versão web) que contempla as principais funções da Biblioteca de forma integrada. Atualmente o acervo de doação está em processo de catalogação. Para a segurança do acervo é utilizada a tecnologia RFID, tecnologia de identificação por radiofrequência. Para o seu funcionamento há a instalação de um par de antenas de detecção, localizados à entrada da Biblioteca e uma estação de trabalho, responsável por bloquear e desbloquear a etiqueta presente nos itens do acervo, ambos operados pela empresa Bibliotheca. A segurança complementar fica a cargo do armário guarda-volumes que é disponibilizado aos usuários para guardar seus objetos pessoais, tais como, bolsas, mochilas, sacolas, etc.

O constante desenvolvimento do acervo é fruto da participação dos corpos docente, discente e funcional da UFSB, estes contribuem para a formação qualitativa do acervo bibliográfico. Periodicamente é realizado o levantamento bibliográfico de todos os componentes curriculares dos cursos oferecidos no Campus Paulo Freire, elencando as áreas deficitárias de material bibliográfico. Feito esse levantamento, um grupo de trabalho, constituído por docentes, coordenadores de cursos e bibliotecários define metas e prioridades para aquisição que é realizada via SiBi.

LABORATÓRIOS: Campus Paulo Freire (CPF) possui dois laboratórios interdisciplinares que atenderão o curso de Gestão Ambiental. Abaixo estão descritas as especificações de cada um, bem como os equipamentos contidos neles.

O laboratório interdisciplinar I está equipado com várias máquinas instaladas, sendo elas: microscópios binoculares, lupas eletrônicas binoculares e trinoculares, banho histológico, freezers horizontais, estufa de aquecimento e micrótomo. Além de equipamentos utilizados na área de microscopia, o espaço disponibiliza também uma televisão, um cabo HDMI e um quadro branco para serem utilizados como recursos didáticos durante as aulas.

O laboratório interdisciplinar II dispõe de vários equipamentos que podem ser utilizados para análises químicas, físicas e biológicas. Do leque de recursos disponíveis, estão balanças de precisão, estufas de secagem, centrífugas com e sem refrigeração, autoclave, fluxo laminar, termocicladores, espectrofotômetro, geladeria/freezer, ultrapurificador de água, destilador de água, fotodocumentador, rotaevaporador, banho seco, cubas de eletroforese e condutivímetro. Além disso, também encontram-se no local uma televisão, um cabo HDMI e um quadro branco para serem utilizados como recursos didáticos durante as aulas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página