Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduaçao > Gestão Ambiental > Área de atuação
Início do conteúdo da página

Área de atuação

Publicado: Sexta, 14 de Abril de 2023, 10h01 | Última atualização em Sexta, 14 de Abril de 2023, 10h01 | Acessos: 777

O egresso do curso terá competências para atuar nas áreas de análise e de gestão de diversos problemas ambientais, com base em um perfil interdisciplinar, inovador, de elevada empregabilidade e voltado para responder aos desafios da sustentabilidade, incluindo a análise e mediação de conflitos entre atores sociais. O mercado de trabalho inclui a atuação no setor produtivo, governamental, terceiro setor, e em instituições de pesquisa.

No setor produtivo, poderá atuar em empresas que desenvolvem atividades relacionadas às questões ambientais, direta ou indiretamente, como nas áreas de mineração, química, petroquímica, siderúrgica, celulose, construção civil, agricultura, saneamento e turismo. Nesse setor, o profissional poderá atuar em todas as fases do sistema produtivo, desde a instalação de empreendimentos, coordenando equipes de análises e mitigação de impactos ambientais, até a análise, implantação e coordenação de sistemas de gestão ambiental em empresas e organizações industriais, agropecuárias, prestadoras de serviços e comerciais. Além disso, poderá realizar vistorias, emitir laudos e elaborar projetos visando à redução dos problemas ambientais e a sustentabilidade dos processos produtivos.

No setor governamental poderá trabalhar nas diversas esferas da administração pública, coordenando ou atuando de forma mais técnica em assuntos relacionados às áreas ambientais e de saneamento, tais como em ministérios, secretarias, departamentos e autarquias, além de contribuir para a formulação de políticas públicas. Destaca-se a possibilidade de atuação dos egressos nas unidades de conservação de uso sustentável e de proteção integral, abundantes na região e que demandam serviços de gestores ambientais, seja através de concurso público, seja através de bolsas e contratações via projetos e programas.

No terceiro setor, o egresso do curso poderá atuar como consultor, coordenador ou administrador de entidades voltadas para a conservação do meio ambiente, para a integração socioambiental, para a responsabilidade ambiental e ética, entre outras.

Vale ressaltar que a problemática socioambiental é extremamente dinâmica e que a interdisciplinaridade da formação do egresso em gestão ambiental é uma vantagem que permite a flexibilização de sua atuação diante de novas demandas que surjam no complexo contexto regional.

registrado em:
Fim do conteúdo da página