Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduaçao > Mídias Digitais > Área de atuação
Início do conteúdo da página

Área de atuação

Publicado: Sexta, 14 de Abril de 2023, 10h13 | Última atualização em Sexta, 14 de Abril de 2023, 10h13 | Acessos: 795

Os profissionais de Mídias Digitais formados pela UFSB estarão habilitados a exercer suas profissões em função das necessidades que surgem da sociedade organizada em redes de informação. As atividades profissionais que necessitam do uso da internet, redes sociais, criação de produtos em mídias digitais, mídias on-line e off-line, estratégias de ensino a distância, gestão do conhecimento digital e gestão da comunicação em Mídias Digitais. Assim, a partir do aprimoramento das habilidades e competências que o trabalho com tais processos e produtos demandará, os profissionais de Mídias Digitais formados pela UFSB caracterizar-se-ão: 

a) pela criação e gerenciamento de produtos com base nas mídias digitais e no conhecimento da linguagem hipermidiática;

b) pela criação de conteúdos tendo como base as mídias digitais e assessoramento do uso destes na Educação Digital ou Ensino Híbrido baseando-se em seus conhecimentos em Mídias Digitais;

c) pela produção de informações especificamente de natureza hipermidiática;

d) por consultorias em projetos e políticas públicas de inclusão digital;

e) pela gestão da informação em ambientes corporativos;

f) pela criação e acompanhamento de projetos para o desenvolvimento de interfaces;

g) pela produção multimídia, incluindo direção geral, direção de arte, gestão de processos, elaboração de argumentos e roteiros, montagem/edição, animação, continuidade, sonorização, finalização, programação e demais atividades relacionadas; 

Em resumo, o profissional egresso do curso de Mídias Digitais poderá exercer as funções de um gestor de processos de comunicação em mídias digitais, a partir da criação, desenvolvimento e finalização de produtos e conteúdos em hipermídia a partir da análise de suas características frente às do público a ser alcançado, em diferentes propostas comunicativas, envolvendo a utilização eficaz e estética das linguagens sonora, imagética e multimidiatizada. Na prática, deverá ser capaz de idealizar, gerenciar e criar conteúdos para portais, sites, redes sociais e aplicativos. Também será capaz de criar e gerenciar projetos transmídia, que integrem diferentes linguagens dos campos das Artes, das Humanidades, das Linguagens e da Comunicação com vistas ao processo de Educação mediada por computadores, característica da sociedade em redes.

O profissional de Mídias Digitais da UFSB trabalhará em roteiros e edições de vídeos, criação de animações e vinhetas capazes de dar suporte ao professor em sala de aula, bem como na criação de materiais mais atraentes nos cursos ofertados à distância. Será um profissional habilitado a trabalhar a interatividade e a convergência de mídias com vistas a promover a inclusão digital (e social). Por fim, saberá lidar e definir estratégias de multimídia para as organizações públicas ou privadas, em parceria com profissionais de outras áreas, como jornalistas, publicitários e relações públicas. O egresso será um profissional necessariamente multirreferencial, com características de trabalho em grupos de diversos campos do saber, sendo, por isso, capacitado para o desenvolvimento de sistemas multimídia ou de mídias digitais, todos orientados à construção de soluções ou recursos para integrar conteúdos diversos à linguagem multimidiática.

registrado em:
Fim do conteúdo da página