Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A UFSB > Comissões > Comissão de Ética > Notícias > Últimas notícias > Projeto Budiões premia melhores poesias com o tema "Conservação da Vida Marinha"
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto Budiões premia melhores poesias com o tema "Conservação da Vida Marinha"

  • Publicado: Terça, 12 de Março de 2024, 11h37
  • Última atualização em Terça, 12 de Março de 2024, 14h37
  • Acessos: 797

WhatsApp Image 2024 03 12 at 09.06.37A primeira edição do show de talentos do Projeto Budiões, o Concurso de Poesia Mar de Talentos, revelou belas e inéditas poesias sob o tema da conservação da vida marinha, incluindo os budiões. O concurso de poesia foi realizado entre os meses de novembro de 2023 e janeiro de 2024, aberto a pessoas de todo o Brasil. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 27 de janeiro, no campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em Porto Seguro.

A avaliação foi feita por três especialistas e contou com um barema único que considerou critérios como fidelidade à temática proposta, técnica poética, inovação, conexão com o leitor e linguagem poética. O júri foi formado pelos professores da UFSB Gabriela Rodella de Oliveira e Sérgio Cerqueda, além da jornalista e escritora Graci Sá. As dez poesias mais bem avaliadas pela comissão julgadora serão publicadas em um livro inédito editado pelo Projeto Budiões.

Em primeiro lugar ficou o poema “Corre Menina – Brincando de Preservar”, de Kai Lima. Logo em seguida veio “Jardineiro Azul”, de Ana Beatriz da Silva Santos e em terceiro lugar venceu a poesia “Talvez eu só quisesse a(mar)”, de Ítalo Vianna. Confira no site do Projeto os textos vencedores e a lista das dez poesias selecionadas.

O Projeto Budiões é uma iniciativa multidisciplinar que alia pesquisa com ações de socioambientais e de divulgação científica. Com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto tem como uma de suas metas promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades costeiras ao longo dos mais de 7 mil quilômetros do litoral brasileiro.

 

O que é o Projeto Budiões

O Projeto Budiões é uma iniciativa de pesquisa, ensino e extensão voltada à conservação marinha, executado pelo Instituto Nautilus de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade em parceria com seis universidade públicas brasileiras (UFSB, UESC, UFPE, UFMA, UFRN e UFF). 

documentario a odisseia dos budioesCom suas cores e traços singulares, o budião é considerado uma das espécies marinhas mais bonitas da fauna brasileira. Para além da beleza, a espécie desempenha um papel fundamental para a manutenção dos nossos recifes, se alimentando de algas que os cobrem, garantindo assim o crescimento saudável dos corais. Por essa função, esses peixes levam o apelido de “jardineiros do mar”. Mas infelizmente, devido à pesca predatória, desde 2014 o budião-azul (ou bico-verde) figura na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.

O Projeto Budiões nasceu no final do ano de 2019 e se configura em uma iniciativa multidisciplinar que alia pesquisa com ações de educação ambiental e divulgação científica. Uma das metas do projeto é promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades costeiras ao longo dos mais de 7 mil quilômetros do litoral brasileiro. Isso envolve a criação de alternativas econômicas viáveis, que não dependam da pesca predatória, e o estabelecimento de políticas públicas que promovam uma gestão mais eficiente dos recursos naturais, garantindo a proteção dos budiões e dos ecossistemas marinhos como um todo.

Iniciado efetivamente em janeiro de 2020, o projeto conta com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. As equipes atuam também no monitoramento, avaliação e status populacional para a conservação desses peixes numa área que abrange os estados do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Para saber mais, acesse as redes sociais do Projeto Budiões:

Instagram: @budioes

Facebook: @budioes

YouTube: Projeto Budiões

Twiter: PBudioes

LinkedIn: Projeto Budiões

Site: www.budioes.org

 

Com informações da equipe de Comunicação do Projeto Budiões

registrado em:
Fim do conteúdo da página