Últimas notícias

Projeto Papo de Mulher tem Capítulo de livro publicado em livro organizado pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS)

• Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 11h54
  • Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 11h54

O capítulo de livro intitulado “FOTONOVELAS SOBRE VIDA, SAÚDE E SEXUALIDADE FEMININA: PRODUÇÕES AUTORAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE (PROJETO PAPO DE MULHER - UFSB/PROEX)” (104-123 p.) acaba de ser publicado no livro “O saber em quadrinhos: pesquisa, práticas e produção de conhecimentos, volume 1”. A publicação tem download gratuito, é organizada e publicada pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) com conselho editorial e científico, e reúne os artigos aprovados e apresentados no VI Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial, em 2022. O trabalho tem autoria da professora da UFSB, Danielle Barros, e da do projeto bolsista Evllin Oliveira.

De acordo com os organizadores “O presente dossiê reúne trabalhos acadêmicos produzidos para o VI Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial, promovido pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) em parceria o Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), realizado na modalidade on-line em novembro de 2022. O VI FNPAS celebrou a efeméride de 10 anos de ambos os grupos. Esta publicação marca, para além da longevidade de iniciativas de pesquisa acadêmica, a relevância e alcance da produção de conhecimentos sobre, com e em quadrinhos no país. Incorporando escopo teórico bem como relatos de práticas de ensino e criação, os textos aqui disponibilizados demonstram o rol temático, a transdisciplinaridade e a amplitude que as HQ alcançam, sua diversidade temática, e a descentralidade dos estudos, que abarcam pesquisadores, artistas e docentes de Norte a Sul do país.”

O livro tem diversos trabalhos de grande pertinência e pode ser baixado gratuitamente no site da ASPAS: https://drive.google.com/file/d/1FoVvshADgWupb4VoZSQhE3kqbMzRoV0q/view

Esta é mais uma produção científica/cultural do projeto de extensão “Papo de Mulher na Educação Científica: Proposições de práticas pedagógicas lúdicas e decoloniais para o ensino de ciências e saúde” (Edital 04/2023 Proex UFSB).

livro1

Com informações de Danielle Barros Silva Fortuna