Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFSB institui ETIR para prevenção e resposta a incidentes cibernéticos

  • Publicado: Sexta, 16 de Janeiro de 2026, 11h25
  • Última atualização em Terça, 20 de Janeiro de 2026, 10h55
  • Acessos: 343

Imagem ETIRA Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) inicia o ano de 2026 com um avanço relevante para a proteção de seus serviços digitais: a criação da ETIR-UFSB (Equipe de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética). A iniciativa reforça o compromisso institucional com a segurança da informação, a continuidade dos serviços e a proteção de dados, em alinhamento às diretrizes e normativos do Governo Federal para a Administração Pública.

O que é a ETIR?

A ETIR é uma equipe técnica organizada para atuar de forma coordenada e estruturada na prevenção e no enfrentamento de incidentes de segurança cibernética. Na prática, isso inclui situações como tentativas de invasão, indisponibilidade de sistemas, vazamentos de informações, disseminação de códigos maliciosos, sequestro de dados (ransomware), entre outros eventos que possam comprometer serviços e informações institucionais.

Por que a ETIR é importante para a UFSB?

A UFSB depende de sistemas e serviços digitais para ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa. A criação da ETIR fortalece a capacidade institucional de:

  • Reduzir riscos e vulnerabilidades, com ações preventivas e orientações contínuas;
  • Responder com rapidez e precisão quando um incidente ocorre, minimizando impactos;
  • Assegurar continuidade de serviços essenciais (autenticação, e-mail, redes, sistemas acadêmicos e administrativos);
  • Melhorar a organização e a rastreabilidade do tratamento de incidentes, com procedimentos definidos e registros técnicos;
  • Promover uma cultura de segurança junto à comunidade acadêmica, ampliando boas práticas e prevenção a fraudes digitais (como phishing).

Além disso, a ETIR consolida a atuação institucional em conformidade com os normativos e orientações federais para gestão de incidentes cibernéticos, fortalecendo a governança e a maturidade de TIC na Universidade.

Equipe multidisciplinar

A ETIR-UFSB será composta por servidoras e servidores de diferentes áreas do conhecimento e atuação na TI, refletindo o entendimento de que a segurança cibernética é um tema transversal, que envolve infraestrutura, sistemas, suporte, processos e governança. Essa composição amplia a capacidade de análise e resposta, permitindo atuação mais efetiva em cenários diversos.

Para mais informações

As Portarias de criação e designação da ETIR-UFSB estão disponíveis para consulta na página da STI:


https://ufsb.edu.br/sti/images/documentos/Portaria_03_2026_-_ETIR.pdf

https://ufsb.edu.br/sti/images/documentos/Portaria_04_2026_-_Membros_ETIR.pdf 

 

Texto e imagem: STI/UFSB

registrado em:
Fim do conteúdo da página