UFSB capacitou servidoras/es para formar rede institucional de mediação de conflitos
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) concluiu, em 31 de outubro, o Treinamento de Formação de Mediadores(as) de Conflitos. A iniciativa foi idealizada pela Diretoria de Integridade e Transparência (DIT), em articulação com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF), e executada em cooperação com o Gabinete da Reitoria e a Pró-Reitoria de Gestão para Pessoas (PROGEPE).
O curso se fundamenta no uso da mediação como instrumento institucional qualificado para a gestão e resolução de conflitos, priorizando a atuação preventiva e o fortalecimento do diálogo entre as partes. A ação integra o processo de implantação do Núcleo de Mediação de Conflitos da UFSB, unidade que comporá o atual ecossistema de Integridade.
O núcleo terá competência para receber manifestações de todas as categorias da comunidade acadêmica — servidores(as), estudantes e trabalhadores(as) terceirizados(as) — proceder à análise de pertinência e promover soluções consensuais antes que divergências evoluam para situações mais complexas.
O treinamento foi realizado entre os meses de setembro e outubro/2025, em formato híbrido, combinando atividades remotas e presenciais, teóricas e práticas, com carga horária total de 80 horas. 21 servidores/as foram formados/as como mediadores/as de conflitos.
A formação teve como objetivo capacitar mediadores(as) lotados(as) na Reitoria e nos três campi, de modo a consolidar uma rede institucional de mediação e contribuir para o aprimoramento de uma cultura organizacional orientada pelo diálogo, pela integridade e pela solução colaborativa de conflitos.
Com informações da DIT

Redes Sociais