UFSB promove rodas de conversa com Operação Shamar e Ronda Maria da Penha no Agosto Lilás
Como parte da campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) promoveu rodas de conversa com a Operação Shamar e a Ronda Maria da Penha de Ilhéus. Na Reitoria, a ação foi organizada pela Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalho (CSST/PROGEPE). Já no Campus Jorge Amado (CJA), a iniciativa foi conduzida pelo Setor de Saúde e Assistência Estudantil.
A programação reuniu servidores(as) docentes e técnicos-administrativos em educação (TAE), terceirizados(as) e discentes. As atividades educativas visaram desconstruir estereótipos de gênero que perpetuam a desigualdade e a violência, além de sensibilizar o público sobre os direitos das mulheres e divulgar os canais de apoio às vítimas de violência. A iniciativa reforça a importância da atuação conjunta da sociedade no enfrentamento à violência de gênero.
Durante os encontros, representantes da Operação Shamar e da Ronda Maria da Penha de Ilhéus compartilharam experiências de campo, destacando a relevância da proteção, do acolhimento e da articulação entre instituições públicas para garantir segurança às mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade. Coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), a Operação Shamar é uma ação nacional que visa o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Seu nome tem origem no hebraico shamar, que significa cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar, refletindo o propósito da iniciativa.
Com essa ação, a UFSB reafirma seu compromisso com a promoção da equidade de gênero, dos direitos humanos e da construção de espaços seguros e acolhedores, tanto dentro quanto fora da universidade.

Redes Sociais