Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFSB e FEA-USP avançam em parceria acadêmica para projeto "EVA-Caravelas, Cidade do Conhecimento"

  • Publicado: Sexta, 25 de Abril de 2025, 10h24
  • Última atualização em Sexta, 25 de Abril de 2025, 10h51
  • Acessos: 2129

IMG_1332.jpgA Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), por meio da Rede de Pesquisa e Extensão Inovadora em Transformação Digital, Inclusão Social e Ecodesenvolvimento (Rede EVA), e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) deram o primeiro passo significativo para o estabelecimento da cooperação acadêmica entre a UFSB e a USP. Na reunião realizada ontem (24), na sede da FEA-USP, o professor Gilson Vieira Monteiro, coordenador da Rede EVA e líder do ECOEM, e a diretora, professora Maria Dolores Montoya Diaz discutiram detalhes da proposta "EVA-Caravelas, Cidade do Conhecimento", que visa fomentar iniciativas de inovação, inclusão social e sustentabilidade na região do extremo Sul da Bahia, começando com a unidade-piloto no município de Caravelas. A rede EVA é uma proposta do Grupo de Pesquisa em Ecossistemas Comunicacionais e as tecnologias da inteligência (ECOEM), do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), do Campus Paulo Freire (CPF).

A FEA-USP é reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência em ensino e pesquisa nas áreas de economia, administração e contabilidade. A FEA-USP tem desempenhado um papel central na formação de profissionais de alto calibre e na realização de estudos que influenciam políticas públicas e práticas empresariais.

A UFSB tem se destacado por sua abordagem interdisciplinar e inclusiva na educação, com um foco particular no desenvolvimento regional. A universidade busca promover uma formação que considere as múltiplas dimensões do conhecimento e que responda às demandas locais para o fortalecimento das comunidades nas quais está inserida.

O encontro iniciou a fase de troca de documentos, que já foram encaminhados ao Setor de Convênios da UFSB para início das tramitações formais. A parceria será consolidada por meio de um Acordo de Cooperação Acadêmica Nacional, que prevê ações como intercâmbio de estudantes e docentes, projetos de pesquisa conjuntos, organização de eventos científicos e compartilhamento de disciplinas.

 

Sobre o Acordo de Cooperação

O acordo, que terá validade inicial de cinco anos, estabelece bases para colaboração em áreas como transformação digital, ecodesenvolvimento e inclusão social, alinhadas aos objetivos da Rede EVA e da FEA-USP. Entre as cláusulas destacam-se a Propriedade Intelectual, por meio de licenças mútuas para uso não-comercial de pesquisas desenvolvidas em conjunto, divulgação conjunta de resultados científicos, com respeito às diretrizes de confidencialidade e busca ativa de recursos internos e externos para viabilizar os projetos.

Após a formalização em andamento, as instituições planejam elaborar convênios específicos para implementar atividades como cursos compartilhados e intercâmbios, além de expandir a parceria para outros cursos da UFSB.

A proposta "EVA-Caravelas" busca transformar o município de Caravelas em um polo de conhecimento, integrando tecnologias da inteligência, educação e ecodesenvolvimento à cultura do lugar. A iniciativa dialoga com a vocação da região para o ecoturismo e a preservação ambiental, incluindo a proximidade com o Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

 

Texto: Agência de Notícias Ecoem (Ane)

registrado em:
Fim do conteúdo da página