UFSB doou capelos da campanha “Respeita o meu capelo!” a outras IES baianas

• Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2024, 10h54
  • Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2024, 10h33

UNEBEm abril, a Universidade Federal do Sul da Bahia participou da campanha organizada por uma agência de publicidade que debatia a ausência de valorização da diversidade no uso das becas de formatura. Por meio de depoimentos de diversos estudantes negros, a campanha problematiza a uniformidade dos capelos comuns nas formaturas que não são adaptados aos variados penteados usados por pessoas negras, promovendo dessa forma uma exclusão do direito de celebração com tão importante símbolo do fim da jornada universitária. A reitora Joana Guimarães, enquanto primeira mulher negra eleita reitora de uma universidade federal, foi convidada a dar um depoimento sobre sua trajetória universitária.

Como complemento à campanha, a marca financiadora contratou a produção de mil capelos criados por uma marca baiana de moda, doando a UFSB um total de 500 destes, de quatro modelos diferentes.

UESC.jpgPor orientação da reitora, a Pró-reitoria de Ações Afirmativas realizou contato com todas as IES baianas, e o Campus dos Malês da Unilab, ofertando cotas destes capelos para que pudessem ser usados por seus estudantes, caso desejassem.

Durante a participação da reitora Joana Guimarães na Conferência da Diáspora Africana nas Américas, realizado entre os dias 28 e 30 de agosto na UFBA, foram feitas as doações à UFBA, à UFRB e à UNEB. Nesta última, a reitora Joana Guimarães foi recebida pela reitora Adriana Marmori e sua equipe, oportunidade na qual foram estreitados outros laços no campo das políticas de ações afirmativas.

Nesta semana, a PROAF também fez a entrega dos capelos na UESC e já tem agendadas as entregas na UNILAB e na UFOB para as próximas semanas.

A parte dos capelos que ficou com a UFSB devem começar a ser disponibilizados já nas próximas cerimônias de formatura previstas para o fim do semestre 2024.1.

Texto: PROAF