Estudantes de Direito da UFSB realizam aula prática de Inquérito Policial Simulado

Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2024, 11h20 | Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2024, 11h20 | Acessos: 547

aula inquerito simuladoinquerito simuladoNo último mês, os estudantes de Direito da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) participaram de uma atividade prática inovadora, que consistiu em um inquérito policial simulado baseado em um caso criminal real. Esta atividade foi promovida no âmbito do Componente Curricular de Processo Penal I e envolveu a simulação das diversas fases de uma investigação criminal, bem como a realização de uma audiência de custódia.

Divididos em grupos, os discentes tiveram a oportunidade de aplicar na prática os conceitos teóricos estudados em sala de aula, criando uma rica experiência de aprendizado. Cada grupo assumiu diferentes papéis dentro da simulação, incluindo investigadores, advogados e juízes, o que possibilitou uma compreensão aprofundada dos procedimentos e das dinâmicas envolvidas no processo penal.

Esta atividade decorreu de projeto de curricularização da extensão universitária. Além do Inquérito Policial simulado, foram realizadas rodas de conversa virtual. Uma delas tratou do tema da prática policial, com o delegado titular da Delegacia de Polícia de Trancoso, Bruno Barreto Garcia, e outra abordou o tema das inovações do pacote anticrime, com a participação do professor Luiz Renato Telles Otaviano (UFMS).

Os estudantes destacaram o valor das atividades práticas para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Segundo eles, a experiência contribuiu significativamente para a compreensão de conteúdos abstratos, preparando-os melhor para a realidade da profissão jurídica. Além disso, a atividade permitiu troca de conhecimentos e a construção ativa de habilidades essenciais para a futura carreira.

A professora Thais Giselle Diniz Santos, responsável pelo componente curricular e organizadora da atividade, ressaltou a importância de métodos de ensino que envolvam abordagens ativas e práticas. Ela enfatizou que essas abordagens ajudam a concretizar os conteúdos trabalhados em sala de aula, proporcionando também aos alunos uma visão mais humanizada das situações reais no campo jurídico. A atividade ainda trouxe à tona a percepção dos alunos sobre o impacto social e a delicadeza das questões envolvidas nos casos criminais.

A simulação do inquérito policial se destacou como uma experiência enriquecedora, alinhando teoria e prática e preparando melhor os futuros juristas para os desafios da área. É essencial investir em métodos pedagógicos inovadores a fim de preparar os discentes para enfrentar a complexidade e a responsabilidade da profissão.

Texto e fotos: profª Thais Giselle Diniz Santos