Últimas notícias

Guia de Boas Práticas para Perfis Institucionais no Instagram é lançado por pesquisadores do Campus Paulo Freire

• Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2024, 10h41
  • Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2024, 12h08

capa e book guia instagramNa última quinta-feira, 29 de agosto, foi lançado em formato de e-book o Guia de Boas Práticas para Perfis Institucionais no Instagram que reúne importantes orientações sobre a comunicação feita através de redes sociais digitais e que pretende conectar comunidades e sujeitos às instituições. Inicialmente o guia conta com uma reflexão sobre a importância destas redes e chama atenção para a necessidade de que estes processos de comunicação levem em consideração as performances dos algoritmos das plataformas que operam na entrega dos conteúdos e mesmo na segmentação dos públicos.

A ideia principal por trás da publicação é contribuir para que criadores/as de conteúdos e gestores/as de perfis caracterizados como institucionais compreendam as necessárias modulações à comunicação, típicas destes ambientes, além de apresentar em detalhes aspectos sobre as métricas produzidas pela rede social e elementos de sua linguagem, a partir da exposição de um glossário. O guia é um dos resultados da pesquisa de iniciação científica A universidade no Instagram: potencialidades e assimetrias à comunicação institucional via plataformas digitais, realizada entre 2023-2024 sob a coordenação do professor Daniel Pinheiro e executada por três estudantes pesquisadores - Sthephany Chagas e Wallas Vicente, da Licenciatura em Ciências Humanas e Sociais, além de Kleberson Bandeira, estudante do curso de Mídias Digitais.

Compõem a produção extratos do mapeamento realizado durante a pesquisa PIBIC que identificou mais de noventa perfis no Instagram que expressamente indicavam vinculação com a UFSB. Os dados foram então organizados de maneira a evidenciar alguns aspectos relevantes como tempo de existência dos perfis, sua vinculação com os campi da universidade e sobre os/as responsáveis por sua gestão. Todos os perfis encontrados encontram-se descritos no e-book que ainda incorpora um “Top 5” registrando os cinco perfis mais relevantes em algumas categorias.

Outro recurso interessante que compõe a publicação diz respeito ao catálogo de designs editáveis que oferece aos interessados a possibilidade de acessarem conteúdos visuais produzidos no contexto da pesquisa e reeditarem novas versões. É possível encontrar peças gráficas design para feed com foto (2048x1536); design para resumos de textos acadêmicos (1080x1350); design para stories (1080x1920), apenas para citar alguns exemplos.

Respondem pela autoria do guia o professor Daniel Pinheiro do Instituto de Humanidades Artes e Ciências (IHAC) e o discente do Bacharelado em Mídias Digitais Kleberson Bandeira, ambos vinculados ao Campus Paulo Freire. A iniciativa de pesquisa teve o apoio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF-UFSB) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que forneceram bolsas aos estudantes envolvidos. O Guia contém cinco capítulos e já está disponível para download gratuito, sendo possível baixá-lo e compartilhá-lo livremente.

Texto: Daniel Pinheiro e Kleberson Bandeira