BMIT promoveu bate-papo sobre Produção Sonora

Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2024, 10h19 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2024, 11h06 | Acessos: 147

Captura de Tela 2024 08 27 às 16.09.08Com a motivação de conectar os conhecimentos acadêmicos com as práticas do mercado de produção audiovisual, o bacharelado em Mídia e Tecnologia da UFSB recebeu a fala do diretor de Som da Universidade Federal do Recôncavo, Saulo Leal. A atividade online, realizada na última terça (27), foi proposta pelo professor Felipe de Paula como parte da programação do componente curricular Produção em Mídia Sonora.

O campo audiovisual acaba sendo muito vinculado às questões tecnológicas. A ansiedade por experimentar o campo na prática é, invariavelmente, sentimento frequente nos estudantes. A ideia de promover a conversa entre profissionais e estudantes passa exatamente por isso. O professor Felipe destaca: “os conhecimentos teóricos, as leituras, as reflexões críticas, são elementos importantes para a formação de um profissional, mas dialogar com quem já está no setor, que já experimentou diferentes percepções de trabalho, traz um ganho enorme para o estudante”.

Mestre e graduado em Comunicação (UFRB e UESC), Saulo acumula também cursos de formação técnica em áudio e ampla vivência no setor – tanto na esfera pública quanto privada. Na conversa com os estudantes, ressaltou a importância também da vivência prática. O “girar o botão” é também importante, segundo Saulo. Ele destaca que o lugar da experimentação, da prática, de ousar na criação acabam sendo questões importantes para a formação de um estudante da área. “Muito da bagagem que tenho hoje passa pelas leituras que fiz, não apenas de livros técnicos, mas de produtos, de criações. É importante a pessoa ter paixão pela área”.

Na conversa de quase duas horas, Saulo destacou que, mesmo tendo a chance de obter formação acadêmica, os profissionais devem se preparar para exercitar também os aspectos humanos relacionados à tecnologia. “Muitas vezes a pessoa está confiante, mas quando escuta o “gravando!” pode travar. Cabe ao profissional saber lidar com essas situações também”.

A conversa que passou por diversos e importantes aspectos da atuação profissional no campo da Mídia e da Tecnologia está disponível na íntegra no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=o4kxJa47_BU&t=3s Outras conversas semelhantes serão realizadas em breve.

O professor Felipe de Paula destaca: “a ideia de realizar esses encontros surge como uma iniciativa para aproximar o ensino teórico da prática profissional, promovendo uma integração mais efetiva entre a academia e o mercado de trabalho na área de Mídia. Além disso, como o conteúdo gerado será gravado e disponibilizado em uma plataforma acessível para consultas posteriores. Isso permitirá que os estudantes revisitem as discussões e utilizem o material como recurso de aprendizado contínuo”.

Texto: Felipe de Paula