UFSB realizou programação em alusão ao dia internacional das mulheres
Entre os dias 11 e 13 de março, aconteceu, na reitoria e nos campi, atividades em alusão ao dia Internacional da Mulher - 8 de março. A programação envolveu momentos de reflexão sobre os diversos papeis desempenhados pela mulher, os desafios e as conquistas de lideranças femininas, além de outros temas relacionados à saúde, autocuidado e bem-estar no trabalho. Temas sensíveis, como violência urbana, também foram discutidos e as servidoras e terceirizadas puderam vivenciar na prática, técnicas de defesa pessoal.
Momento de grande reflexões, o Encontro de Mulheres Gestoras da UFSB contou com a presença da magnífica reitora professora Joana Angélica e da reitora convidada professora Angelita Pereira de Lima (UFG) para a Mesa-redonda: Liderança Feminina: Desafios e Conquistas.
A reitora Angelita Lima conversou sobre os termos autoridade e liderança, explicando a diferença entre ambos. De acordo com ela, existem muitas mulheres líderes, mas poucas mulheres com autoridade, em que o poder pode ser exercido de fato. Ainda refletiu sobre quando as mulheres que são autoridades começam a exercer seu papel e de como são tratadas e desqualificadas pela sociedade.
Complementando, a reitora Joana Guimarães falou sobre como as mulheres se veem, por vezes, obrigadas a se masculinizarem para serem reconhecidas como autoridade. No entanto, relembrou como é importante que a mulher seja mulher nos espaços para que haja uma mudança real nas atitudes e ações ali apresentadas. Logo após, houve momento de perguntas às reitoras pelas participantes.
Os momentos de integração e descontração também foram uma parte importante da programação, tornando os eventos leves e agradáveis. Além dos sorteios e brindes, as servidoras e terceirizadas receberam mimos e um certificado da UFSB, como forma de reconhecimento e homenagem a cada uma, pela dedicação, competência e contribuição inestimável para o crescimento e desenvolvimento da instituição.
Para que o evento ocorresse, parceiros da UFSB apoiaram as atividades, sendo eles:
- Mikeias Bezerra e Bruno Lopes (professores de ju-jitsu);
- Jéssica Lima (Fisioterapeuta Obstétrica);
- Luce Alves (Nutricionista), responsável pela realização da Bioimpedância
- Alda Rejane e Louise Oliveira (Consultoras de maquiagem)
- Ingride Santana (Esteta)
-Mirelli Ferraz (Consultora de Imagem)
- Giselle do Vale (maquiadora)
- Caroline Brandão (Instrutora de Yoga)
- Karina Moreira (professora de fit dance)
A equipe organizadora contabilizou como positiva a programação sugerida a todos os campi e concluíram: “Reafirmamos nosso compromisso de apoiar e promover a igualdade de gênero, não apenas no Dia Internacional da Mulher, mas em todos os dias do ano. Que estes eventos sejam apenas o início de um movimento contínuo de celebração, resistência e mudança. Parabenizamos novamente a todas as mulheres que, com suas histórias e realizações, tornam nossa universidade e o mundo um lugar melhor! Vocês fazem a diferença e nos inspiram!”
Informações e fotos encaminhadas por Samira Soares
Redes Sociais