Ir direto para menu de acessibilidade.

[CSC] I Jornada do Novembro Negro da UFSB

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 18h17 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 18h20 | Acessos: 355

Internet 01O que: I Jornada do Novembro Negro da Universidade Federal do Sul da Bahia

Quando: 18 a 23 de novembro de 2019

Onde: Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro, Bahia

I JORNADA DO NOVEMBRO NEGRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

A I Jornada do Novembro Negro organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais acontecerá de 18 a 23 de novembro de 2019, no Campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia, localizado em Porto Seguro, Bahia.

A Jornada ocorrerá no mês comemorativo da Consciência Negra, alusivo à imortalidade de Zumbi dos Palmares, mito fundador da luta antirracista e pela vida da Maioria Minorizada no Brasil e será dedicado especialmente ao tema Pensamento Negro Contemporâneo Insurgente.

Observe-se que apesar do simbolismo atribuído ao mês de novembro pela passagem do Dia da Consciência Negra, é preciso pontuar que o enfrentamento ao racismo deve ser pauta cotidiana de toda a sociedade brasileira.

A I Jornada busca mobilizar a comunidade acadêmica, a rede pública de ensino e a sociedade do Extremo Sul da Bahia para dialogar e debater sobre a educação étnico-racial, situações de racismo que atravessam a comunidade acadêmica, seu entorno e o país e as estratégias antirracistas formuladas na academia, nas escolas e nas ruas.

A I Jornada do Novembro Negro será realizada também na sede de entidades parceiras como a Abayomi, Brasil Chama África e algumas escolas públicas da região.

É um projeto que em sua primeira edição será executado no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, mas que pretende, em suas próximas edições, ser institucionalizado como uma atividade de todo o Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais com capacidade de aglutinar as atividades comemorativas do Mês da Consciência Negra na UFSB.

ESTRUTURA

A I Jornada do Novembro Negro será composta por mesas redondas que terão como objetivo a reflexão e o debate de temas contemporâneos relacionados ao Ensino e Relações Étnico-Raciais como a produção teórica de intelectuais negras e negros, os desafios para uma educação antirracista, o papel da mídia na educação, medidas de ações afirmativas na educação, imperialismos e descolonizações. As mesas serão formadas por docentes, pesquisadores e gestores que desenvolvam trabalho sobre o tema.

Minicursos e oficinas que contarão com sessões diálogos sobre temas relativos ao objetivo geral do evento, e terão como objetivo aproximar o PPGER do território levando temas relevantes para o Ensino das Relações Étnico-Raciais para a Rede de Ensino local e para os movimentos sociais. Os minicursos e oficinas ocorrerão nos períodos da manhã e tarde no Campus de Porto Seguro e/ou na sede dos parceiros do evento. Os cursos serão oferecidos por docentes e discentes do PPGER e demais cursos da UFSB.

Para a exposição e apresentações artísticas teremos o VarandAfro que será um espaço permanente de socialização com a previsão de realização de  shows, performances, teatro, instalações, cinema, feiras, etc. O VarandAfro estará em funcionamento no período da noite.

Haverá ainda lançamento de livros relacionados à temática de Ensino e Relações Étnico-raciais e ao Mês da Consciência Negra.

Durante a I Jornada do Novembro Negro será realizado o I Colóquio de Pesquisa Negra Contemporânea. A sessão científica tem como objetivo estimular a produção no campo do Ensino e Relações Étnico-Raciais e se converter num espaço para promoção e produção intelectual dos discentes e docentes do PPGER e da UFSB e de docentes e parceiros do Território Sul da Bahia.

SOBRE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

O PPGER é um Programa de Pós-Graduação com Mestrado Profissional vinculado ao Instituto de Humanidades Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa. É um programa voltado para o estudo das práticas para o ensino das relações étnico-raciais englobando as construções pós e decoloniais e as perspectivas afro-indígenas. Compreende a formação de professores e professoras como espaço dessa temática em uma perspectiva interseccional com os estudos de gênero, classe e interculturalidades.

Está vocacionado à formação continuada dos professores de qualquer área do conhecimento que estejam no exercício da docência na Escola Básica, assim como para aqueles profissionais inseridos em outros espaços formais e não formais de ensino.

A jornada conta com a coordenação geral da Prof. Dra. Maria do Carmo Rebouças e do prof. Dr. Richard Santos.

I Jornada do Novembro Negro - 18 a 23 de novembro de 2019

Local – UFSB e Parceiros

Inscrições – https://sig.ufsb.edu.br/eventos/public/home.xhtml

E-mail – nnegroufsb@gmail.com Mais informações em nossas redes sociais. Facebook e Instagram.

registrado em: