Página inicial > Últimas Notícias > Visita do reitor da Uniluanda reforçou contato com a UFSB

Visita do reitor da Uniluanda reforçou contato com a UFSB

• Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2024, 15h15
  • Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2024, 17h03
reunião com a gestão 02A UFSB recebeu a visita do reitor da Universidade de Luana (Uniluanda), professor Alfredo Gabriel Buza, acompanhado do seu assessor, Rômulo Rosa. A reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, acompanhou a representação da Uniluanda em sua agenda oficial no Sul da Bahia.

WhatsApp Image 2024 09 09 at 09.09.57A primeira parte da agenda ocorreu na Reitoria, com reuniões no gabinete da reitora e na Sala dos Conselhos, reunindo a gestão para aprimorar o contato e as possibilidades de cooperação internacional. À tarde, o professor Alfredo esteve no Campus Jorge Amado, em reunião com decanatos e representantes da Reitoria, com as presenças da reitora Joana Guimarães, do vice-reitor Francisco José Mesquita, o assessor do reitor Rômulo Rosa, o assessor de Relações Internacionais da UFSB, Gabriel Nascimento, a chefe do Setor de Mobilidade, Ana Carolina Justiniano, a chefe do Setor de Acordos de Cooperação Internacionais, Luciana Santos, o decano do IHAC, Fernando Soares, a decana do POPTCS, Silvia Kimo, o decano do CFCTI, Raonei Alves, e a coordenadora do Campus Jorge Amado, Ana Rita Barbosa.
À noite, o reitor Alfredo Buza falou sobre o tema Oportunidades de Intercâmbio Acadêmico e Científico na
Universidade de Luanda para o público presente no Núcleo Pedagógico, na sala 109.

Encaminhamentos

A reitora Joana Angélica conta que o diálogo com a Uniluanda e outras universidades angolanas continua, avançando para a formulação de ações de cooperação, incluindo mobilidade acadêmica. "A gente deve estar lançando, no início do ano que vem, um edital para professores que tenham interesse em passar um período curto lá em Angola, para estreitar laços, conhecer os professores também da Universidade de Luanda", revela. A ideia é que docentes possam oferecer cursos de curta duração na Uniluanda, e com isso fomentar parcerias entre grupos de pesquisa das duas instituições. A oportunidade de fazer mobilidade não se restringirá a estudantes e professores: a intenção é que se abram modalidades para técnicos administrativos também possam participar de modalidades de cooperação, com o intuito de troca de experiências sobre estrutura e funcionamento das universidades.

O financiamento desse edital está sendo pensado de modo que as instituições repartam os custos. As áreas de interesse estão sendo discutidas, mas já há alguns pontos destacados nas conversas até o momento. "A gente tem grande interesse na área de História da África, com professores africanos que venham para cá para falar um pouco sobre isso. que nós conhecemos muito pouco. Nós acordamos que a gente pode compartilhar inclusive os recursos", diz a reitora. O movimento será nos dois sentidos, com estudantes e docentes de ambos os países visitando as instituições parceiras. Enquanto a capacitação em História da África é uma valiosa oportunidade para as licenciaturas da UFSB, a equipe da Uniluanda está verificando as áreas existentes na UFSB que são imediatamente requeridas. Esses levantamentos vão direcionar o investimento, de modo que angolanos e brasileiros possam realizar cursos condensados, de curta duração, na instituição parceira.