Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Universitário aprova resolução que institui a Política de Sustentabilidade da UFSB

• Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2024, 16h42
  • Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2024, 16h35
Em reunião ordinária da última quarta-feira (17/07), o Conselho Universitário da UFSB aprovou, por unanimidade, a resolução que institui a Política de Sustentabilidade da UFSB (PLS-UFSB).
Fruto de um ano de trabalho da Comissão de Políticas de Sustentabilidade (CPS-UFSB), esta resolução tem um caráter pedagógico e normativo ao anunciar os parâmetros que deverão nortear as ações da UFSB para a promoção da Sustentabilidade, e se traduz em mais um passo para a consolidação dos compromissos firmados pela Comunidade Universitária com a fundação da UFSB.
Todo o texto desta resolução foi intencionalmente construído de modo a destacar o princípio da responsabilidade compartilhada, ou seja, enfatizando a necessidade de envolvimento de todos os segmentos da Comunidade Universitária para a construção da Sustentabilidade da UFSB. Neste sentido, embora se reconheça as competências de setores que incidem diretamente na governança da Sustentabilidade, a exemplo da Assessoria de Sustentabilidade e da própria CPS-UFSB, parte-se da compreensão que a Sustentabilidade é uma propriedade que emerge do coletivo.
Adicionalmente, outra forte intenção deste documento foi destacar o princípio da indissociabilidade entre sociedade e natureza. Especialmente em um território cheio de riquezas e contradições, como o Sul da Bahia, entendemos que a promoção da Sustentabilidade na UFSB não pode estar restrita a indicadores de qualidade ambiental e a aspectos da burocracia interna, a exemplo da gestão dos campi. Portanto, parte-se da compreensão que as ações da UFSB devem incidir diretamente naquilo que a própria resolução define como desenvolvimento local, regional e territorial integrado e sustentável: "o qual contribui para o combate às mudanças climáticas, a miséria e as desigualdades sociais, promove a segurança hídrica e alimentar, gera a conservação da biodiversidade, a resiliência dos ecossistemas, e a valorização dos saberes e fazeres dos povos originários e comunidades tradicionais, bem como gera o bem estar para os seres humanos e promove a paz".
Após incorporação dos ajustes sugeridos pela relatoria da matéria no CONSUNI, a resolução será encaminhada para publicação.
Texto: Leonardo Evangelista/ASUS UFSB