Página inicial > Últimas Notícias > UFSB adquire novos equipamentos de TI para atender demandas administrativas e acadêmicas

• Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2024, 11h10
  • Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2024, 12h02

WhatsApp Image 2024 03 28 at 11.27.42A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) reforça seu compromisso com a excelência acadêmica e a eficiência administrativa por meio da recente aquisição de equipamentos de Tecnologia da Informação (TI). Em um investimento coordenado pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), em parceria com a Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) e com a execução da Pró-reitoria de Administração (PROPA), a UFSB adquiriu uma gama diversificada de recursos tecnológicos.

De acordo com a superintendente de Tecnologia da Informação, Mydiã Freitas, a aquisição foi resultado do trabalho conjunto entre a Coordenação de Processos, Projetos e Compras e a Coordenação de Arquitetura e Redes da STI, em colaboração direta com a Diretoria Administrativa (DIRAD) da PROPA. Essa integração foi essencial para garantir que o investimento atenda plenamente às necessidades acadêmicas e administrativas da universidade.

WhatsApp Image 2024 03 28 at 11.27.42 1Os equipamentos adquiridos abrangem desde desktops, laptops, workstations, tablets até firewalls, switches, access points e transceivers. Além disso, desde 2023 os SSDs foram inseridos no Almoxarifado Virtual da UFSB e podem ser solicitados, conforme demanda. Tais equipamentos visam aprimorar o funcionamento e dar mais agilidade para as máquinas da UFSB já em uso.

Os equipamentos adquiridos foram selecionados para atender às demandas variadas dos diferentes setores da UFSB em seus três campi, incluindo salas de aula, laboratórios de informática, unidades administrativas, entre outros espaços e usos compartilhados. A aquisição acompanha a orientação técnica acerca da melhor forma de garantir acesso e inclusão digital a estudantes, em especial os(as) que não possuem equipamentos próprios, de modo que possam acessar os computadores nos laboratórios ou por empréstimos nas bibliotecas, conforme disponibilidade local.

Destaca-se ainda a importância dos firewalls, cuja aquisição foi realizada em conformidade com o Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI), instituído pela Portaria SGD/MGI Nº 852/2023. Essa medida ressalta o compromisso da UFSB com a proteção dos dados e a segurança da informação, em consonância com a legislação vigente.

WhatsApp Image 2024 03 28 at 11.27.42 2O investimento patrimonial para essas aquisições totalizou aproximadamente R$ 2,8 milhões, refletindo o compromisso da universidade em proporcionar um ambiente atualizado e propício ao desenvolvimento acadêmico e administrativo. Segundo o pró-reitor de Planejamento, Franklin Matos, esse investimento representa um marco significativo para a modernização dos recursos tecnológicos disponíveis à comunidade da UFSB, sendo resultado de boas práticas de economicidade e da constante articulação da reitora da UFSB junto ao Ministério da Educação (MEC) e ao Congresso Nacional, por meio de emendas parlamentares.

À medida que os equipamentos adquiridos sejam entregues e registrados, serão encaminhados aos respectivos espaços da universidade para utilização, conforme demanda apresentada e organização das equipes locais.

Fonte: Propa, Proplan e STI

Fotos: STI