Edital do PIPCI 2019 tem publicação estimada para final de março

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quinta, 14 de Março de 2019, 16h42
  • Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 16h19

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) divulga à comunidade acadêmica a expectativa de publicar no final de março o edital do Programa Institucional de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (PIPCI), vigência 2019-2020. Com isso, docentes que queiram propor projetos de pesquisa a esse edital podem desde já iniciar seus planejamentos. O programa seleciona e contempla projetos com bolsas para discentes nas modalidades Iniciação Científica (Pibic) e Iniciação Tecnológica (Pibiti).

Serão ofertadas aproximadamente 90 bolsas financiadas pelas agências de fomento Fapesb e CNPq, além da utilização de recursos próprios da UFSB, em três grandes áreas: Artes; Humanidades e Educação; Ciências e Saúde.

Os projetos submetidos devem ter sido aprovados previamente nas unidades acadêmicas que serão consideradas as unidades executoras. Cada docente poderá submeter ao edital apenas uma proposta de projeto. A indicação dos estudantes que receberão as bolsas de iniciação será feita pelo professor-coordenador cuja proposta seja contemplada com cota no edital.

Os procedimentos de cadastro de projeto pelos docentes e a escolha de discentes seguirão trâmites semelhantes àqueles do edital anterior (15/2018), tendo como plataforma de gestão o sistema SIGA UFSB. Assim, é importante que docentes interessados em participar desse processo já deem início ao trâmite de aprovação de projetos nas unidades acadêmicas, e que os discentes interessados fiquem atentos às exigências de documentação, de abertura de conta-corrente e de cadastros apresentadas no edital anterior para agilizar o processo.

Outro alerta é para o procedimento incluído pela Fabesp agora em 2019: é requerido que cada participante, docente ou discente, tenha cadastro prévio no sistema SEI do governo do estado da Bahia. Portanto, docentes e discentes interessados em participar deste próximo edital do PIPCI já podem providenciar seus cadastros SEI, independentemente de serem contemplados ou não com as cotas Fapesb. Para realizar o cadastro, acesse este link.