Últimas notícias

Painéis com dados de atendimento conferem transparência a serviços institucionais

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 11h45
  • Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 14h34

Com base em sistemas desenvolvidos na Controladoria-geral da União (CGU), a UFSB passou a ter os dados de atendimento de Ouvidoria, de Lei de Acesso à Informação (LAI) e de agendas de gestores (E-Agendas) organizados em painéis informativos. Esses painéis permitem que as comunidades interna e externa acompanhem o desempenho desses serviços relacionados à Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), bastando realizar a busca pela sigla da instituição. Diversos outros órgãos do Poder Executivo Federal oferecem essa visualização dos dados, que são atualizados diariamente a partir dos respectivos sistemas de atendimento. A responsabilidade pelos serviços é da Diretoria de Integridade e Transparência (DIT) da universidade.

A função dos painéis informativos é garantir que a sociedade possa exercer o controle social a partir da transparência dos dados de atendimento, acessíveis via Internet e atualizados. Assim, qualquer pessoa pode verificar rapidamente como estão atendendo as ouvidorias, no painel "Resolveu?"; a prestação de informações pelo Estado aos cidadãos via LAI, no painel "Lei de Acesso à Informação"; e as agendas de gestores do Executivo Federal, no painel E-Agendas. Digitando no campo de busca do painel pela sigla "UFSB", é possível verificar os resultados associados à instituição.