Projeto de extensão da UFSB, Clube de Observadores de Aves, participa do aniversário de 1 ano do “Vem Passarinhar Cumuru” no Parque Nacional do Descobrimento.
O Clube de Observadores de Aves de Teixeira de Freitas (COATX-UFSB) esteve presente no aniversário de um ano do Vem Passarinhar Cumuru, projeto do Instituto Maturembá em parceria com o Parque Nacional do Descobrimento (ICMBio). O evento ocorreu no último dia 30 de novembro, na aldeia Gurita, e contou com mais de 70 participantes de diversos locais, todos com uma característica em comum, o fascínio pela contemplação das aves silvestres e amor pela natureza.
O COATX-UFSB é um projeto de extensão conduzido pela professora Zélia da Paz Pereira, que conta com a participação de um coletivo de pessoas que inclui não só a comunidade acadêmica da UFSB, mas também da sociedade como um todo. A ideia é divulgar a atividade de Observação de Aves, como estratégia ecológica de proteção e conservação da natureza.
As aves são seres admirados pelo ser humano desde a Antiguidade, são importantes indicadoras de qualidade ambiental e podem ser cruciais para manter as florestas em pé, uma vez que são “plantadoras” de árvores ao disseminar sementes por onde passam. Participando do projeto é possível ter contato com diversos conhecimentos como este e ter trocas de experiências que vão enriquecer sua jornada.
O convite está aberto aos que desejam se juntar ao “bando”. Entre em contato pelo QRcode abaixo e venha passarinhar!
Texto: Zélia da Paz Pereira/UFSB/CPF
Redes Sociais