Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado em Ciências e Sustentabilidade (PPGCS) publica Chamada de Seleção de Estágio Pós-Doutoral com Bolsa
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Mestrado em Ciências e Sustentabilidade (PPGCS) publica Chamada de Seleção de Estágio Pós-Doutoral com Bolsa

  • Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 11h41
  • Última atualização em Sexta, 03 de Novembro de 2023, 06h51

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Sustentabilidade (PPGCS), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital CAPES N.º 16/2022 – Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação Pós-doutorado Estratégico (PDPG–PDE), torna pública a abertura de inscrições, bem como as normas e os procedimentos a serem obedecidos para o processo de seleção de candidato(a) para 1 (uma) vaga de bolsista de Pós-doutorado, com subsídio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O PPGCS irá fazer a seleção de um bolsista de Pós-doutoramento para o desenvolvimento de projeto de pesquisa com uma bolsa com 24 meses de duração. As inscrições são GRATUITAS e estarão abertas entre 23 de outubro de 2023 a 24 de novembro de 2023. A previsão de implementação da bolsa é ainda no ano de 2023. As orientações para organizar e enviar a documentação requerida constam na chamada. As inscrições são destinadas exclusivamente às pessoas que possuam o título de Doutor(a) em qualquer área do conhecimento, quando da inscrição nesta Chamada, outorgado há no máximo 5 anos, a contar da data de implementação da bolsa.

O PPGCS foi pensado como um programa de natureza interdisciplinar, voltado para a formação de pesquisadores e docentes com visão crítica e prática, capazes de desenvolver estudos entre a relação socioambiental, recursos naturais e produção agrossilvopastoril. Possibilitando a solução de conflitos pelo uso da terra e/ou recursos naturais, para que ocorra o desenvolvimento sustentável e harmônico de nossa sociedade. O PPGCS tem sua área de concentração da Capes em “Interdisciplinar / Meio Ambiente e Agrárias”, apresentado três linhas de pesquisa: Recursos Agrossilvopastoris; Recursos Naturais e Ambientais; e Relações Socioambientais.

Relações Socioambientais: Nessa linha de pesquisa busca-se compreender as dinâmicas socioambientais locais e regionais, incluindo os conflitos socioambientais, e propor alternativas de desenvolvimento territorial (social, ambiental e agrossilvopastoril), em perspectiva com o contexto nacional e global.

Recursos Naturais e Ambientais: Esta linha de pesquisa visa o estudo da dinâmica dos ecossistemas, considerando a conservação, restauração, manejo e uso sustentável dos recursos naturais. Tem-se como foco o manejo e a gestão dos recursos naturais e ambientais para o desenvolvimento social e econômico aliado à conservação, com vistas à sustentabilidade.

Recursos Agrossilvopastoris: Essa linha de pesquisa busca o desenvolvimento rural com o estudo de melhorias nos setores de produção, especialmente agricultura, silvicultura e pastoril, com responsabilidade social, ambiental e econômica.

Mais informações sobre a chamada e o PPGCS na página do programa:

https://ufsb.edu.br/cfdt/pos-graduacao/ppgcs-programa-de-pos-graduacao-em-ciencias-e-sustentabilidade

https://ufsb.edu.br/cfdt/images/arquivos/Editais/Pos-Doutorado_CAPES_2023/Chamada_P%C3%BAblica_do_PPGCS_n%C2%BA_012023_-_COMPLETO.pdf

registrado em:
Fim do conteúdo da página