Mídias Digitais
Apresentação do Curso
A opção inovadora do curso de Mídias Digitais, o primeiro em uma universidade federal brasileira, faz com que tenha pouquíssimo sombreamento de cursos similares, tanto em nível regional, quanto nacional. Em Teixeira de Freitas e suas redondezas, nenhuma outra instituição (UNEB, IF Baiano, Pitágoras ou FASB) oferece oportunidade de estudos em qualquer uma das vertentes abarcadas no escopo do curso. A única opção relativamente próxima são dois cursos da UFSB em Porto Seguro: Som, imagem e movimento e Jornalismo. Com o primeiro, a proposta de Mídias Digitais compartilha, em uma de suas vertentes, a atenção às artes digitais, além de instrumental tecnológico, mas se diferencia nos demais objetos, ao lidar não só com artes, mas com comunicações e educação, além de apresentar foco restrito e aprofundado no universo digital. Com relação ao segundo, o curso compartilha, em uma de suas vertentes, a atenção às comunicações, mas de forma interdisciplinar, não restrita ao jornalismo, tendo, ainda, o foco específico mencionado. Nos dois casos, o motivo da diferença é a combinação entre a opção por um campo de trabalho e a intensa interdisciplinaridade desta proposta, que acolhe docentes e discentes de diversas áreas, inclusive da Educação – área até então não contemplada em nenhum curso de 2º Ciclo no Campus Paulo Freire.
O curso atende, assim, a uma necessidade que se torna premente na cidade de Teixeira de Freitas, um polo de crescimento no extremo sul da Bahia: a produção de tecnologia inovadora de comunicação e informação. Com a digitalização intensa e a necessidade de comunicação mediada em diversas instâncias da vida contemporânea, aceleradas pela pandemia, a produção de mídias digitais é um nicho de mercado em crescimento contínuo também na região. Como exemplo, pode-se mencionar que, de dezembro de 2018 a agosto de 2019, dois aplicativos de transporte privado urbano foram implantados na cidade, expandido sua atuação para outros municípios da região sul e extremo da Bahia. Além disso, consoante a Base Nacional Comum Curricular no que se refere ao uso de tecnologia e inserção da cultura digital nos currículos escolares, as escolas têm implantado sistematicamente o uso de aplicativos como forma de comunicação e atuação pedagógica, em todos os anos do ensino infantil, fundamental e médio. Um curso de Mídias Digitais permite que a universidade se torne um lócus para desenvolvimento de pesquisas para produção, estudos de aplicabilidade e recepção destas tecnologias.
A atuação interdisciplinar inclui, além das áreas das Artes, das Humanidades, da Linguagem, e da Comunicação Social, a formação de profissionais habilitados para produzir tecnologias para diversos fins, entre estes, a produção de conteúdos para aplicativos empresariais, aplicativos educacionais para escolas e de auto-aprendizado, entre outros, atendendo uma demanda já expressa na região.
Há que se ressaltar, também, que em Teixeira de Freitas há cinco Rádios, uma emissora de Televisão e mais de uma dezena de sites que já trabalham com o conceito de Mídias Digitais e suas interconexões. A Rádio Sucesso FM 104,9 (Comunitária), por exemplo, mantém um quadro denominado “Universidade e você”, produto de extensão do CPF coordenado pelo professor Gilson Vieira Monteiro, todas as quintas-feiras, das 12h40 às 13h, no Programa Jornalístico “O Grande Jornal”, apresentado pelo jornalista Cícero Dantas. Um curso de Mídias Digitais na UFSB ampliaria as possibilidades de Parcerias Público-Privadas para a troca de experiências, desenvolvimento tecnológico e uso de espaços das rádios, sites e da emissora de TV como reforço aos laboratórios necessários à formação do profissional de Mídias Digitais da UFSB.
Título do profissional
Bacharel em Mídias Digitais
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas (60000007) / Comunicação e Informação / Comunicação (60900008)
Modalidade
Presencial
Duração
Mínima: 9 quadrimestres letivos
Máxima: 18 quadrimestres letivos
Turno
Noturno
Formas de Ingresso
Além do ingresso direto pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), os critérios de progressão dos cursos de primeiro ciclo para os cursos de segundo ciclo na UFSB seguem as resoluções específicas estabelecidas pela UFSB.
Número de vagas
30 vagas anuais.
Perfil do Egresso
O Curso de Bacharelado em Mídias Digitais tem como objetivo formar profissionais aptos para desempenhar diferentes competências no mercado de trabalho, tais como: o gerenciamento e a criação de produtos em linguagem hipermidiática, funções fundamentais em uma sociedade organizada em redes. Assim, a formação inter e transdisciplinar proposta pelo curso dará aos egressos tanto conhecimento para o uso do instrumental tecnológico necessário para a produção e gerenciamento das mídias de natureza digital, quanto uma formação teórica advinda das Ciências Humanas, Linguagens e Artes com vistas ao desenvolvimento de um pensamento crítico sobre as relações entre redes digitais, sociedade e cognição.
Espera-se um profissional com sólida formação técnico-científica e capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias, uma vez tendo sido desenvolvido, durante a sua vida acadêmica, o senso crítico e o criativo para identificar e solucionar problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, com visão ética e humanística visando atender as demandas da sociedade. Enfim, espera-se um profissional consciente de sua responsabilidade profissional e social, inserido no mundo produtivo, mantendo-se atualizado e contribuindo, efetivamente, utilizando-se da tecnologia adquirida, em prol do desenvolvimento da sociedade em que vive.
Área de Atuação
Os profissionais de Mídias Digitais formados pela UFSB estarão habilitados a exercer suas profissões em função das necessidades que surgem da sociedade organizada em redes de informação. As atividades profissionais que necessitam do uso da internet, redes sociais, criação de produtos em mídias digitais, mídias on-line e off-line, estratégias de ensino a distância, gestão do conhecimento digital e gestão da comunicação em Mídias Digitais. Assim, a partir do aprimoramento das habilidades e competências que o trabalho com tais processos e produtos demandará, os profissionais de Mídias Digitais formados pela UFSB caracterizar-se-ão:
a) pela criação e gerenciamento de produtos com base nas mídias digitais e no conhecimento da linguagem hipermidiática;
b) pela criação de conteúdos tendo como base as mídias digitais e assessoramento do uso destes na Educação Digital ou Ensino Híbrido baseando-se em seus conhecimentos em Mídias Digitais;
c) pela produção de informações especificamente de natureza hipermidiática;
d) por consultorias em projetos e políticas públicas de inclusão digital;
e) pela gestão da informação em ambientes corporativos;
f) pela criação e acompanhamento de projetos para o desenvolvimento de interfaces;
g) pela produção multimídia, incluindo direção geral, direção de arte, gestão de processos, elaboração de argumentos e roteiros, montagem/edição, animação, continuidade, sonorização, finalização, programação e demais atividades relacionadas;
Em resumo, o profissional egresso do curso de Mídias Digitais poderá exercer as funções de um gestor de processos de comunicação em mídias digitais, a partir da criação, desenvolvimento e finalização de produtos e conteúdos em hipermídia a partir da análise de suas características frente às do público a ser alcançado, em diferentes propostas comunicativas, envolvendo a utilização eficaz e estética das linguagens sonora, imagética e multimidiatizada. Na prática, deverá ser capaz de idealizar, gerenciar e criar conteúdos para portais, sites, redes sociais e aplicativos. Também será capaz de criar e gerenciar projetos transmídia, que integrem diferentes linguagens dos campos das Artes, das Humanidades, das Linguagens e da Comunicação com vistas ao processo de Educação mediada por computadores, característica da sociedade em redes.
O profissional de Mídias Digitais da UFSB trabalhará em roteiros e edições de vídeos, criação de animações e vinhetas capazes de dar suporte ao professor em sala de aula, bem como na criação de materiais mais atraentes nos cursos ofertados à distância. Será um profissional habilitado a trabalhar a interatividade e a convergência de mídias com vistas a promover a inclusão digital (e social). Por fim, saberá lidar e definir estratégias de multimídia para as organizações públicas ou privadas, em parceria com profissionais de outras áreas, como jornalistas, publicitários e relações públicas. O egresso será um profissional necessariamente multirreferencial, com características de trabalho em grupos de diversos campos do saber, sendo, por isso, capacitado para o desenvolvimento de sistemas multimídia ou de mídias digitais, todos orientados à construção de soluções ou recursos para integrar conteúdos diversos à linguagem multimidiática.
Infraestrutura
O Curso de Mídias Digitais utilizará de infraestruturas de salas de aula e laboratórios do Campus Paulo Freire (ver link abaixo) bem daquelas provenientes de parcerias entre instituições públicas e privadas.
https://ufsb.edu.br/ihac/ihac-cpf/ihac-cpf-laboratorios
RECURSOS TECNOLÓGICOS: O Campus Paulo Freire, onde funcionará o curso de Gestão Ambiental, possui computadores e laboratórios de informática com disponibilidade de acesso à internet livre e mediante registro acadêmico. As salas de aula são equipadas com computadores e televisões ou retroprojetores também em rede, para suporte às aulas. O sistema de gestão acadêmica é todo informatizado, através do SIGAA, o que permite a mediação remota de processos pedagógicos (auxiliando a atuação presencial do professor) e a montagem de ambientes virtuais. O sistema de bibliotecas dispõe de mecanismo digital de consulta e empréstimo de obras, além de acervo digital (acesso ao Portal de Periódico da CAPES e títulos digitais da própria biblioteca).
ACERVO BIBLIOGRÁFICO DISPONÍVEL: O acervo bibliográfico encontra-se no Sistema de Bibliotecas da instituição e compõe-se de acervo físico e digital. Tal sistema está adequado às indicações de referências bibliográficas dos componentes curriculares das unidades básica e complementar do seu currículo (conforme consulta ao ementário). A maior parte das referências bibliográficas, básicas e complementares, já foi adquirida ou está disponível gratuitamente online. Com relação ao acervo de livros físicos, há 1.119 títulos e 6.597 exemplares disponíveis para empréstimos e consultas locais. Com relação à disponibilização de livros digitais, conforme o processo sob o no 23746.007072/2018-87 no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos – SIPAC da UFSB, está em fase implantação a plataforma Minha Biblioteca, onde as quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil - Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva oferecem às instituições de ensino superior acesso aos seus conteúdos digitais técnicos e científicos.
O software de gerenciamento das Bibliotecas do SiBi-UFSB é o Pergamum (versão web) que contempla as principais funções da Biblioteca de forma integrada. Atualmente o acervo de doação está em processo de catalogação. Para a segurança do acervo é utilizada a tecnologia RFID, tecnologia de identificação por radiofrequência. Para o seu funcionamento há a instalação de um par de antenas de detecção, localizados à entrada da Biblioteca e uma estação de trabalho, responsável por bloquear e desbloquear a etiqueta presente nos itens do acervo, ambos operados pela empresa Bibliotheca. A segurança complementar fica a cargo do armário guarda-volumes que é disponibilizado aos usuários para guardar seus objetos pessoais, tais como, bolsas, mochilas, sacolas, etc.
O constante desenvolvimento do acervo é fruto da participação dos corpos docente, discente e funcional da UFSB, estes contribuem para a formação qualitativa do acervo bibliográfico. Periodicamente é realizado o levantamento bibliográfico de todos os componentes curriculares dos cursos oferecidos no Campus Paulo Freire, elencando as áreas deficitárias de material bibliográfico. Feito esse levantamento, um grupo de trabalho, constituído por docentes, coordenadores de cursos e bibliotecários define metas e prioridades para aquisição que é realizada via SiBi.
LABORATÓRIOS: O Campus Paulo Freire (CPF) possui dois laboratórios interdisciplinares que atenderão o curso de Gestão Ambiental. Abaixo estão descritas as especificações de cada um, bem como os equipamentos contidos neles.
O laboratório interdisciplinar I está equipado com várias máquinas instaladas, sendo elas: microscópios binoculares, lupas eletrônicas binoculares e trinoculares, banho histológico, freezers horizontais, estufa de aquecimento e micrótomo. Além de equipamentos utilizados na área de microscopia, o espaço disponibiliza também uma televisão, um cabo HDMI e um quadro branco para serem utilizados como recursos didáticos durante as aulas.
O laboratório interdisciplinar II dispõe de vários equipamentos que podem ser utilizados para análises químicas, físicas e biológicas. Do leque de recursos disponíveis, estão balanças de precisão, estufas de secagem, centrífugas com e sem refrigeração, autoclave, fluxo laminar, termocicladores, espectrofotômetro, geladeria/freezer, ultrapurificador de água, destilador de água, fotodocumentador, rotaevaporador, banho seco, cubas de eletroforese e condutivímetro. Além disso, também encontram-se no local uma televisão, um cabo HDMI e um quadro branco para serem utilizados como recursos didáticos durante as aulas.
Formas de ingresso (1º, 2º e 3º ciclos)
O curso de Mídias Digitais da UFSB é ofertado pelo Centro de Formação em Desenvolvimento Territorial (CFDT), Campus Paulo Freire. O ingresso no curso de Mídias Digitais ocorre pelo Enem/SISU e pelo processo seletivo da UFSB para ingresso em cursos do segundo ciclo.
O processo seletivo para ingresso em cursos de segundo ciclo é realizado por meio de Edital gerenciado pela Pró Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC) tanto para vagas regulares quanto remanescentes. Poderão concorrer a este Edital, estudantes egressos de um Bacharelado Interdisciplinar (BI) ou Licenciatura Interdisciplinar (LI) da UFSB, cujo curso de primeiro ciclo esteja concluído.
Quadro Docente
Docente | Titulação | Endereço - Lattes | |
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André Domingues dos Santos | Doutor em História Social pela FFLCH-USP | http://lattes.cnpq.br/0350620295872742 | andre.domingues@ufsb.edu.br |
Caroline Rezende Caputo | Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | http://lattes.cnpq.br/1162091814552096 | caroline.caputo@ufsb.edu.br |
Celso Francisco Gayoso | Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | http://lattes.cnpq.br/7045322449446068 | celsochicogayoso@ufsb.edu.br |
Dirceu Benincá | "Doutor em Ciências Sociais - Sociologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)" | http://lattes.cnpq.br/9864052591003574 | dirceu@ufsb.edu.br |
Eliseu Alves da Silva | Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) | http://lattes.cnpq.br/5278228161827289 | eliseu.alves@ufsb.edu.br |
Gessé Almeida Araújo | Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC-UFBA) | http://lattes.cnpq.br/4993248016849186 | gesse.araujo@cpf.ufsb.edu.br |
Gilson Vieira Monteiro | Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) | http://lattes.cnpq.br/9075952334039287 | gilsonmonteiro@ufsb.edu.br |
Francisco Antônio Nunes Neto | Doutor em Cultura e Sociedade (UFBA-IHAC) | http://lattes.cnpq.br/8641511804856429 | francisco@ufsb.edu.br |
Francisco Gabriel Rego | Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural (Pós-Crítica/UNEB) | http://lattes.cnpq.br/9954565013371431 | francisco.rego@ufsb.edu.br |
Ivana Maria Gamerman | "Douora em Educação. West Virginia University, WVU, Estados Unidos" | http://lattes.cnpq.br/8082726519822963 | ivana@ufsb.edu.br |
Joana Brandão Tavares | Mestra em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | http://lattes.cnpq.br/1315429698475192 | joana.brandao@ufsb.edu.br |
Mydiã Falcão Freitas | Mestra em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) | http://lattes.cnpq.br/6535316275867792 | Mídia.freitas@ufsb.edu.br |
Rafael Alexandre dos Prazeres | Mestre em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) | http://lattes.cnpq.br/1488100488953117 | rafaeldosprazeres@ufsb.edu.br |
Rodrigo Oliveira Fonseca | Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) | http://lattes.cnpq.br/7481007651183175 | rodrigo.oliveira@ufsb.edu.br |
Matriz Curricular
FORMAÇÃO GERAL + MÍDIAS DIGITAIS | MÍDIAS DIGITAIS | |||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Qua 1 | Qua 2 | Qua 3 | Qua 4 | Qua 5 | Qua 6 | Qua 7 | Qua 8 | Qua 9 | ||||||||||
CC | CH | CC | CH | CC | CH | CC | CH | CC | CH | CC | CH | CC | CH | CC | CH | CC | CH | |
EIXO 1 - Artes e Humanidades na Formação Cidadã | 60 | EIXO 4 - Produções Textuais Acadêmicas | 90 | Campo das Comunicações | 60 | Produto em Mídias Digitais: atualidade | 60 | Produto em Mídias Digitais: memória | 60 | Produto em Mídias Digitais: comunidade | 60 | TCC 1 | 60 | TCC 2 | 60 | Estágio Supervisionado | 120 | |
EIXO 1 - Artes e Humanidades na Formação Cidadã | 60 | EIXO 3 - Matemática e Computação | 30 | Educação, comunicação e mídias | 60 | Arte e tecnologia | 60 | Arte e comunicação nas sociedades contemporâneas | 30 | Optativa | 60 | Optativa | 30 | Optativa | 30 | |||
EIXO 3 - Matemática e Computação | 60 | Cinema, criação e educação audiovisual | 30 | Comunicação, cultura e diversidades | 60 | Libras | 60 | Optativa | 60 | Optativa | 60 | Optativa | 30 | Optativa | 60 | |||
EIXO 2 - Ciências na Formação Cidadã | 60 | Tópicos especiais em economia | 60 | Laboratório interdisciplinar: multiletramento e hipertextualidade | 60 | Optativa | 60 | Optativa | 60 | Optativa | 60 | Optativa | 60 | |||||
EIXO 5 - Línguas Estrangeiras | 60 | Blogs, vlogs e radioblogs: opinião pessoal na cultura digital | 30 | Relações sociais e políticas na contemporaneidade | 60 | Optativa | 60 | Optativa | 60 | Optativa | 30 | |||||||
Total | ||||||||||||||||||
CH | 300 | CH | 120 | 420 h | ||||||||||||||
CH | 120 | CH | 240 | CH | 120 | CH | 30 | 510 h | ||||||||||
CH | 60 | CH | 60 | CH | 60 | CH | 60 | CH | 60 | CH | 60 | 360 h | ||||||
CH | 120 | CH | 180 | CH | 210 | CH | 120 | CH | 90 | 720 h | ||||||||
CH | 120 | 120 h | ||||||||||||||||
Atividades complementares | 60 h | |||||||||||||||||
Atividades de extensão | 219 h |
Contatos
Coordenação:
Prof. Gilson Vieira Monteiro, gilsonmonteiro@ufsb.edu.br
Vice-Coordenador
Prof. Dirceu Beninca, dirceu@ufsb.edu.br
Endereço:
Praça Joana Angélica, 250, bairro São José
Teixeira de Freitas – BA, CEP: 45988-058
Fone: (73) 2103-8350
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