Gestão Ambiental
Apresentação do Curso
A questão ambiental é uma demanda global atual e prioritária para tempos futuros. No território no qual estamos inseridos, extremo Sul da Bahia, a gestão ambiental é um pilar para a conservação e preservação ambiental tanto dos ecossistemas continentais, como a Mata Atlântica, quanto os marinhos, como os recifes de coral e manguezais. Historicamente, devido à exploração dos recursos naturais da nossa região, são crescentes os conflitos ambientais e essas são questões urgentes no território.
Considerando as demandas locais e regionais do território extremo sul da Bahia, o Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental foi criado na UFSB.
O curso conta com corpo docente qualificado e estrutura física compatível com as atividades planejadas. A proposta do curso está pautada nos moldes de Anísio Teixeira e Paulo Freire, e busca a concretização de uma educação libertadora e pautada no compromisso e na transformação social. O aprendizado baseia-se na resolução de problemas e na aprendizagem por competências.
Título do profissional
Bacharel em Gestão Ambiental
Área do conhecimento
(Classificação Cine Brasil)
07 ENGENHARIA, PRODUÇÃO E CONSTRUÇÃO
071 Engenharia e profissões correlatas
0712 Tecnologia de proteção ambiental
• Gestão ambiental
Modalidade
Presencial
Duração
04 (após ingresso no segundo ciclo via edital de progressão interno, ou 10 quadrimestres letivos quando houver ingresso direto no segundo ciclo via SISU).
Turno
Integral
Formas de Ingresso
Além do ingresso direto pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), os critérios de progressão dos cursos de primeiro ciclo para os cursos de segundo ciclo na UFSB seguem as resoluções específicas estabelecidas pela UFSB.
Número de vagas
30 vagas anuais.
Perfil do Egresso
O egresso do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da UFSB estará apto para atuar profissionalmente na pesquisa, coordenação, sistematização, avaliação e monitoramento de trabalhos, projetos e equipes interdisciplinares na área socioambiental.
O bacharel em Gestão Ambiental terá aptidões técnicas para: realização de estudos de impacto ambiental; interpretação cartográfica; análise de imagens de satélite; análises de solo, água, ar e concentração de substâncias contaminantes; diagnósticos e monitoramentos de parâmetros populacionais, índices de diversidade biológica, entre outros. Também será capaz de correlacionar tais dados aos processos ambientais, históricos, políticos e socioculturais em distintas escalas geográficas, especialmente com olhar para os problemas e temas da região Sul da Bahia.
Área de Atuação
O egresso do curso terá competências para atuar nas áreas de análise e de gestão de diversos problemas ambientais, com base em um perfil interdisciplinar, inovador, de elevada empregabilidade e voltado para responder aos desafios da sustentabilidade, incluindo a análise e mediação de conflitos entre atores sociais. O mercado de trabalho inclui a atuação no setor produtivo, governamental, terceiro setor, e em instituições de pesquisa.
No setor produtivo, poderá atuar em empresas que desenvolvem atividades relacionadas às questões ambientais, direta ou indiretamente, como nas áreas de mineração, química, petroquímica, siderúrgica, celulose, construção civil, agricultura, saneamento e turismo. Nesse setor, o profissional poderá atuar em todas as fases do sistema produtivo, desde a instalação de empreendimentos, coordenando equipes de análises e mitigação de impactos ambientais, até a análise, implantação e coordenação de sistemas de gestão ambiental em empresas e organizações industriais, agropecuárias, prestadoras de serviços e comerciais. Além disso, poderá realizar vistorias, emitir laudos e elaborar projetos visando à redução dos problemas ambientais e a sustentabilidade dos processos produtivos.
No setor governamental poderá trabalhar nas diversas esferas da administração pública, coordenando ou atuando de forma mais técnica em assuntos relacionados às áreas ambientais e de saneamento, tais como em ministérios, secretarias, departamentos e autarquias, além de contribuir para a formulação de políticas públicas. Destaca-se a possibilidade de atuação dos egressos nas unidades de conservação de uso sustentável e de proteção integral, abundantes na região e que demandam serviços de gestores ambientais, seja através de concurso público, seja através de bolsas e contratações via projetos e programas.
No terceiro setor, o egresso do curso poderá atuar como consultor, coordenador ou administrador de entidades voltadas para a conservação do meio ambiente, para a integração socioambiental, para a responsabilidade ambiental e ética, entre outras.
Vale ressaltar que a problemática socioambiental é extremamente dinâmica e que a interdisciplinaridade da formação do egresso em gestão ambiental é uma vantagem que permite a flexibilização de sua atuação diante de novas demandas que surjam no complexo contexto regional.
Infraestrutura
O Bacharelado em Gestão Ambiental é um curso de segundo ciclo que, para ser integralizado, compartilha cerca de 50% de sua matriz de componentes curriculares com cursos de primeiro ciclo, seja com o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências, o Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias. Estes cursos de primeiro ciclo contam com infraestrutura para sua execução, estando em funcionamento deste o ano de 2014.
A infraestrutura para as aulas existente no campus é compartilhada pelas turmas do Campus Paulo Freire, que dispõe de infraestrutura adequada, com salas de aula, biblioteca, ambientes de ensino-aprendizagem com equipamentos digitais e de conectividade. Dispõe ainda de laboratórios multifuncionais, chamados de laboratórios interdisciplinares, com instalações modernas e adequadas aos padrões de segurança e qualidade.
RECURSOS TECNOLÓGICOS: O Campus Paulo Freire, onde funcionará o curso de Gestão Ambiental, possui computadores e laboratórios de informática com disponibilidade de acesso à internet livre e mediante registro acadêmico. As salas de aula são equipadas com computadores e televisões ou retroprojetores também em rede, para suporte às aulas. O sistema de gestão acadêmica é todo informatizado, através do SIGAA, o que permite a mediação remota de processos pedagógicos (auxiliando a atuação presencial do professor) e a montagem de ambientes virtuais. O sistema de bibliotecas dispõe de mecanismo digital de consulta e empréstimo de obras, além de acervo digital (acesso ao Portal de Periódico da CAPES e títulos digitais da própria biblioteca).
ACERVO BIBLIOGRÁFICO DISPONÍVEL: O acervo bibliográfico encontra-se no Sistema de Bibliotecas da instituição e compõe-se de acervo físico e digital. Tal sistema está adequado às indicações de referências bibliográficas dos componentes curriculares das unidades básica e complementar do seu currículo (conforme consulta ao ementário). A maior parte das referências bibliográficas, básicas e complementares, já foi adquirida ou está disponível gratuitamente online. Com relação ao acervo de livros físicos, há 1.119 títulos e 6.597 exemplares disponíveis para empréstimos e consultas locais. Com relação à disponibilização de livros digitais, conforme o processo sob o no 23746.007072/2018-87 no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos – SIPAC da UFSB, está em fase implantação a plataforma Minha Biblioteca, onde as quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil - Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva oferecem às instituições de ensino superior acesso aos seus conteúdos digitais técnicos e científicos.
O software de gerenciamento das Bibliotecas do SiBi-UFSB é o Pergamum (versão web) que contempla as principais funções da Biblioteca de forma integrada. Atualmente o acervo de doação está em processo de catalogação. Para a segurança do acervo é utilizada a tecnologia RFID, tecnologia de identificação por radiofrequência. Para o seu funcionamento há a instalação de um par de antenas de detecção, localizados à entrada da Biblioteca e uma estação de trabalho, responsável por bloquear e desbloquear a etiqueta presente nos itens do acervo, ambos operados pela empresa Bibliotheca. A segurança complementar fica a cargo do armário guarda-volumes que é disponibilizado aos usuários para guardar seus objetos pessoais, tais como, bolsas, mochilas, sacolas, etc.
O constante desenvolvimento do acervo é fruto da participação dos corpos docente, discente e funcional da UFSB, estes contribuem para a formação qualitativa do acervo bibliográfico. Periodicamente é realizado o levantamento bibliográfico de todos os componentes curriculares dos cursos oferecidos no Campus Paulo Freire, elencando as áreas deficitárias de material bibliográfico. Feito esse levantamento, um grupo de trabalho, constituído por docentes, coordenadores de cursos e bibliotecários define metas e prioridades para aquisição que é realizada via SiBi.
LABORATÓRIOS: O Campus Paulo Freire (CPF) possui dois laboratórios interdisciplinares que atenderão o curso de Gestão Ambiental. Abaixo estão descritas as especificações de cada um, bem como os equipamentos contidos neles.
O laboratório interdisciplinar I está equipado com várias máquinas instaladas, sendo elas: microscópios binoculares, lupas eletrônicas binoculares e trinoculares, banho histológico, freezers horizontais, estufa de aquecimento e micrótomo. Além de equipamentos utilizados na área de microscopia, o espaço disponibiliza também uma televisão, um cabo HDMI e um quadro branco para serem utilizados como recursos didáticos durante as aulas.
O laboratório interdisciplinar II dispõe de vários equipamentos que podem ser utilizados para análises químicas, físicas e biológicas. Do leque de recursos disponíveis, estão balanças de precisão, estufas de secagem, centrífugas com e sem refrigeração, autoclave, fluxo laminar, termocicladores, espectrofotômetro, geladeria/freezer, ultrapurificador de água, destilador de água, fotodocumentador, rotaevaporador, banho seco, cubas de eletroforese e condutivímetro. Além disso, também encontram-se no local uma televisão, um cabo HDMI e um quadro branco para serem utilizados como recursos didáticos durante as aulas.
Formas de ingresso
Além do ingresso direto pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), os critérios de progressão dos cursos de primeiro ciclo para os cursos de segundo ciclo na UFSB seguem as resoluções específicas estabelecidas pela UFSB.
Quadro Docente
O perfil docente contempla profissionais com amplo conhecimento e experiência nas áreas relativas ao campo interdisciplinar de atuação da Gestão Ambiental. Os componentes curriculares do Curso serão ministrados pelos professores doutores do Campus Paulo Freire, principalmente os que estão vinculados ao CFDT. Nesse sentido, inclui docentes de diversas áreas do conhecimento, contribuindo para seu caráter interdisciplinar.
Docente | Tit. | Formação | Currículo | |
---|---|---|---|---|
Anders Jensen Schmidt | Dr. | Biólogo Marinho pela UFRJ, Mestre em Oceanografia biológica pela USP, Doutor em Oceanografia biológica pela FURG; Pós doutorado na Edinburgh Napier University | http://lattes.cnpq.br/0407831769304349 | anders@ufsb.edu.br |
André de Almeida Rego | Dr. | Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Salvador-UCSAL; mestre em História Social pela UFBA;.Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. | http://lattes.cnpq.br/9968427878549062 | andre.almeida@ufsb.edu.br |
Danielle Barros Silva Fortuna | Dra. | Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2007); Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde do ICICT (FIOCRUZ); Doutora em Ciências na área de Ensino de Biociências e Saúde na FIOCRUZ, | http://lattes.cnpq.br/2736451028689135 | danbiologa@gmail.com |
Dirceu Benincá | Dr. | Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (FAFIMC), Viamão/RS (1988); Mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP e Pós-doutor em Educação pela PUC/Campinas, | http://lattes.cnpq.br/9864052591003574 | dirceu@ufsb.edu.br |
Frederico Monteiro Neves | Dr. | Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2001); mestrado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2004), e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2012), | http://lattes.cnpq.br/8633219860884660 | frederico.neves@ufsb.edu.br |
Gisele Lopes de Oliveira | Dra. | Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros - MG; Mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2007); Doutorado em Biotecnologia Vegetal, pela UFRJ e Pós-doutorado pela Universidad Nacional de Córdoba - Argentina. | http://lattes.cnpq.br/9018193468807389 | gisele.lopes@ufsb.edu.br |
Guineverre Alvarez Machado de Melo Gomes | Dra. | Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, e Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2016); | http://lattes.cnpq.br/8580936320363761 | guineverre.alvarez@cpf.ufsb.edu.br |
Herbert Toledo Martins | Dr. | Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). | http://lattes.cnpq.br/7404757966009813 | herbert@ufsb.edu.br |
Joanna Maria da Cunha de Oliveira Santos Neves | Dra. | Bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF (2003); Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela UENF; Doutorado em Geociências (Geoquímica) pela UFF; e Pós Doutorado em Geociências (Geoquímica Ambiental) pela UFF; | http://lattes.cnpq.br/1198172047165095 | joanna.neves@ufsb.edu.br |
João Batista Lopes da Silva | Dr. | Graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2004), Mestre em Engenharia Agrícola, na área de Recursos Hídricos e Ambientais, pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, na área de Recursos Hídricos e Ambientais (2010), Pós-Doutor em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2012). | http://lattes.cnpq.br/2107932993887541 | silvajbl@ufsb.edu.br |
Leandro Gaffo | Dr. | Graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP); Mestrado em Geografia (Geografia Física) pela USP e doutorado em Ciências da Religião pela PUC-SP. | http://lattes.cnpq.br/4444883642021224 | leandro.gaffo@ufsb.edu.br |
Lívia Santos Lima Lemos | Dra. | Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC; Mestre em Genética e Biologia Molecular pela UESC; Doutora em Genética e Biologia Molecular pela UESC. | http://lattes.cnpq.br/4155634257662178 | livia.lemos@cpf.ufsb.edu.br |
Luanna Chácara Pires | Dra. | Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Mestrado em Zootecnia pela UFV e Doutorado em Zootecnia na UFV. | http://lattes.cnpq.br/4745227664610152 | luanna@ufsb.edu.br |
Marco Antônio Amaral | Dr. | Graduação em Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Mestrado em Física Aplicada pela UFV e Doutorado em Física pela UFMG. | http://lattes.cnpq.br/6414129511154901 | marcoantonio.amaral@cpf.ufsb.edu.br |
Wanderley de Jesus Souza | Dr. | Graduado em Engenharia Agrícola pela UFRJ; Mestre em Agronomia pela USP; Doutor em Ciências pela USP. | http://lattes.cnpq.br/2784493372639906 | wanderley.souza@ufsb.edu.br |
Contatos
Coordenação do Curso: Profa. Dra. Joanna Maria da Cunha de Oliveira Santos Neves (joanna.neves@ufsb.edu.br)
Vice-coordenação do Curso: Profa. Dra. Danielle Barros Silva Fortuna (danbiologa@gmail.com )
Redes Sociais