Página inicial > Notícias > O PPGArtes/UFSB promove a palestra “Acervos Musicais Brasileiros” com o musicólogo Paulo Castagna
Últimas notícias

• Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2024, 22h00
  • Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2024, 22h19

O PPGArtes-UFSB convida para a palestra do musicólogo professor doutor Paulo Castagna intitulada “Acervos Musicais Brasileiros” a ser proferida na quinta-feira, 29 de agosto, às 19 horas no Teatro do Centro de Cultura de Porto Seguro.

A palestra abordará os tipos e idades dos documentos e acervos musicais brasileiros, os tipos de instituições custodiadoras e as características básicas dos acervos musicais físicos e digitais, além do mapeamento inicial de acervos físicos e digitais no país. A palestra também apresentará o tipo de trabalho e as atividades envolvidas no processamento de documentos musicais físicos e digitais.

Paulo Castagna é graduado e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da USP, doutor pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP, livre-docente pela UNESP e pós-doutorando no Instituto de Estudos Brasileiros da USP. É professor e pesquisador do Instituto de Artes da UNESP desde 1994, produzindo partituras, livros, artigos, cursos, conferências, programas de rádio e televisão na área de musicologia histórica, e coordenando a pesquisa musicológica para a gravação de CDs. Foi colaborador do Museu da Música de Mariana de 2001 a 2020, é pesquisador PQ do CNPq desde 2007, membro do Conselho Consultivo da Fundação CEREM (Centro de Referência Musicológica José Maria Neves) desde 2013 e atual coordenador dos projetos de inventariação dos acervos musicográficos do antigo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, do Museu de Arte Sacra de São Paulo e do Museu da Obra Salesiana no Brasil.