Página inicial > Notícias > Referência Nacional na Arte Contemporânea Ayrson Heráclito ministra Aula Magna de encerramento do Evento de abertura do PPGArtes
Últimas notícias

• Publicado: Domingo, 18 de Agosto de 2024, 12h13
  • Última atualização em Domingo, 18 de Agosto de 2024, 22h29

O artista-pesquisador e prof. Dr. Ayrson Heráclito, uma das grandes referências nacionais na Arte Contemporânea, é o convidado para proferir a Aula Magna de encerramento do Evento Especial de Abertura do Mestrado em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Com um percurso que atravessa as diferentes áreas da cena, das pedagogias das Artes e dos processos artísticos em comunidades, Ayrson Heráclito irá proferir a Aula Magna intitulada “Yorùbáiano: cosmopercepção e ritualidade em poética visual afro brasileira”.

As ações criativas que engendram os caminhos poéticos da obra de Ayrson Heráclito, formulam conceitos, interpretam oralidades, materializam e problematizam sistemas simbólicos sobre a cultura afro-brasileira. Através de uma investigação acadêmica iniciada na década de 1990, o artista, sistematizou e elegeu três materiais orgânicos para pensar o ethos cultural de um corpo compreendido como afro-diaspórico: o açúcar, a carne de charque e o azeite de dendê.

Partindo do contexto histórico da colonização e da escravização de povos africanos no Brasil, expropriados da sua humanidade, para serem usados como mão de obra no cultivo e no refino da cana-de-açúcar, o artista começou a conceber o conceito de corpo afro-diaspórico. Ayrson Heráclito transita em diferentes linguagens das artes visuais: pintura, desenho, escultura, fotografia, audiovisual, instalação e performance. Como professor do Centro de Artes e Humanidades e Letras da UFRB, sistematizou sua pesquisa na academia obtendo os títulos de Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo e Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (na linha de pesquisa de História da Arte). Heráclito acumula diferentes incursões nas artes, pelas quais transita há mais de três décadas. Suas obras já foram expostas em espaço decisivos para os caminhos da arte na contemporaneidade, seja em espaços históricos do sistema das artes na Europa e EUA, seja em lugares de potência no chamado Sul Global do circuito contemporâneo da América Latina, África e Ásia.

A Aula Magna de encerramento do evento acontecerá no dia 23/08, às 20h00 no Auditório Monte Pascoal, Campus Sosígenes Costa/Porto Seguro/BA.

A comunidade do Centro de Formação em Artes e Comunicação se sentirá honrada com a presença de todas/os/es. Este evento conta com o apoio do EDITAL PROPPG Nº 09/2024 da – PROPPG/UFSB.

Fotografia: Lucas Assis