Página inicial > Notícias > PPGArtes recebe a artista-pesquisadora Arissana Pataxó para Aula Magna no Evento de Abertura do Mestrado em Artes
Últimas notícias

• Publicado: Domingo, 18 de Agosto de 2024, 11h04
  • Última atualização em Domingo, 18 de Agosto de 2024, 12h21

No próximo dia 22 de agosto, o PPGArtes/CFAC promove o Evento Especial de Abertura do Mestrado em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia. Para celebrar o início das atividades do PPGArtes — fortemente filiado às vertentes epistemológicas decoloniais e contracoloniais —, a artista-pesquisadora Ma. Arissana Pataxó é a convidada para proferir a Aula Magna de abertura do evento intitulada "Arte, território e saberes ancestrais na contemporaneidade”.

Arissana Pataxó é artista visual, professora e pesquisadora. É indígena natural de Porto Seguro/Bahia e pertence ao povo Pataxó. Para a realização das suas obras faz uso de várias técnicas e suportes trazendo discussões que permeiam vivências junto a sua família e ao seu povo, com temáticas que discutem luta, território e memória. Desde 2005 vem realizando diversas exposições individuais e coletivas no Brasil, tendo também participado de exposições coletivas em Portugal, Noruega, Inglaterra e Estados Unidos. Atua na educação escolar indígena desde 2002, desenvolvendo também atividades com formação de professores e produção de material didático. Possui graduação em Artes Plásticas, mestrado em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia e atualmente é doutoranda em Artes Visuais pela mesma universidade. Em 2024 fez parte da curadoria do Pavilhão Hãhãwpuá na Bienal de Veneza juntamente com Denilson Baniwa e Gustavo Caboco. Destaca-se nesse mesmo o ano, a sua atuação junto com Sandra Benites e Francineia Baniwa como titular na Cátedra Olavo Setúbal de Arte da USP.

No mesmo dia, antes da Aula Magna, teremos a Solenidade de Inauguração das atividades do Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes com a presença da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Profa. Dra. Maria do Carmo Rebouças.

A Solenidade de abertura e a Aula Magna acontecerão no dia 22/08, às 19h30, no Centro de Cultura de Porto Seguro/BA.

A comunidade do Centro de Formação em Artes e Comunicação se sentirá honrada com a presença de todas/os/es. Este evento conta com o apoio do EDITAL PROPPG Nº 09/2024 da – PROPPG/UFSB.

Fotografia: Jussimar Guedes.