Página inicial > Notícias > Professora do CFAC recebe menção de reconhecimento

Professora do CFAC recebe menção de reconhecimento

• Publicado: Domingo, 07 de Julho de 2024, 07h50
  • Última atualização em Domingo, 07 de Julho de 2024, 08h16

A Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba concedeu Voto de Aplausos à professora do curso de jornalismo da UFSB Dra. Michele Wadja, pela orientação do documentário “A Década em que nada mudou: Um documentário sobre a Barbárie de Queimadas". O documentário foi o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da jornalista Carol Diogénes, pela Universidade Estadual da Paraíba.

Profa. Michele Wadja e Carol Diógenes

A produção venceu os prêmios: Expocom Regional Nordeste e Expocom Nacional na categoria Jornalismo/Documentário jornalístico e grande reportagem em vídeo e televisão, em 2023. A premiação Nacional ocorreu no 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, na PUC Minas, em Belo Horizonte.

O documentário rememora, 10 anos depois, o crime de estupro coletivo praticado por 10 homens, entre eles 3 adolescentes, contra cinco mulheres em uma festa de aniversário seguido do homicídio de duas delas, Izabella Pajuçara Frazão Monteiro e de Michelle Domingues da Silva. O crime que ocorreu na cidade de Queimadas, interior da Paraíba, chocou o país e ficou conhecido como a "Barbárie de Queimadas".

O objetivo principal da produção audiovisual foi enfatizar uma visão humanizada dos profissionais que trabalharam na apuração do caso – imprensa, polícia e poder judiciário – e como o lado humano dos personagens se relacionou com a função de cada um, em especial dos jornalistas que cobriram o caso. O lançamento e a circulação do documentário teve ainda um papel crucial de denúncia, uma vez que o mentor do crime estava foragido desde novembro de 2020. Ele fugiu de um presídio de segurança máxima da Paraíba e só foi capturado em março deste ano.

A menção do voto de Aplausos à professora Michele Wadja, pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, foi de autoria do deputado Estadual Chió (Rede) - PB.

Link do documentário “A Década em que nada mudou: Um documentário sobre a Barbárie de Queimadas" no Youtube: