Página inicial > Notícias > Egressos do CFAC são aprovados em programas de pós-graduação

Egressos do CFAC são aprovados em programas de pós-graduação

• Publicado: Terça, 26 de Dezembro de 2023, 15h40
  • Última atualização em Terça, 26 de Dezembro de 2023, 16h58

Estudantes egressos de cursos do Centro de Formação em Artes e Comunicação (CFAC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) foram recentemente aprovados em programas de pós-graduação em três diferentes universidades.

Erlane Rosa, Prof. Daniel Puig, Luaran Simião e Prof. Bernard Belisário na cerimônia de Colação de Grau em gabinete do curso SIM/CFAC

O estudante Luaran Simião, egresso do curso Som, Imagem e Movimento (SIM), foi selecionado no programa de pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da UFSB. Ele está desenvolvendo o projeto “Hip-hop e educação afro-brasileira”, que visa explorar o hip-hop e o audiovisual como tecnologias para a inclusão da temática “história e cultura afro-brasileira” no contexto educacional brasileiro.

Já a estudante Maria Carolina Freire, também egressa do SIM, foi aprovada no programa de pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela desenvolverá o projeto “Da fabulação à montagem: o impacto do real na ficção de Mato Seco em Chamas (2022)”, submetido à linha de pesquisa Pragmáticas da Imagem. A pesquisa busca investigar como a montagem do último filme de Adirley Queirós lida com o real no estabelecimento da ficção, tendo como principal articulação uma abordagem semiopragmática.

Maria Carolina Freire e Felipe de Moraes na cerimônia de Colação de Grau da UFSB

E para fechar o ano, o estudante Felipe Soares de Moraes, egresso do curso de Jornalismo, foi selecionado no programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Ele desenvolverá o projeto “Inteligência artificial e desafios contemporâneos”, submetido à linha de pesquisa Poder e Processos Comunicacionais. O projeto busca investigar como as ferramentas de detecção de conteúdos criados por Inteligência Artificial trabalham na verificação dos textos e imagens elaborados sinteticamente.

O decano do CFAC, professor Bernard Belisário, expressou sua satisfação com mais essa conquista dos egressos, destacando a qualidade do ensino oferecido pelo centro. "Estamos orgulhosos porque o sucesso dos nossos estudantes atesta o trabalho de excelência que a UFSB oferece na formação profissional e acadêmica, especialmente nas áreas de Artes e Comunicação", afirmou o professor.

Em 2024, a UFSB vai abrir ainda o curso de mestrado acadêmico em Artes em Porto Seguro, consolidando o papel do CFAC no desenvolvimento e na qualificação artística profissional e acadêmica no Sul da Bahia. Serão oferecidas 20 vagas anuais pelo programa de pós-graduação em Artes da UFSB.