Página inicial > Notícias > II Colóquio de Pesquisas “Poéticas de Pedagogias Vivas”

II Colóquio de Pesquisas “Poéticas de Pedagogias Vivas”

• Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 22h30
  • Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 22h32
imagem sem descrição.

O II Colóquio de Pesquisas “Poéticas de Pedagogias Vivas” é um evento que faz parte do projeto em rede “Escolas Vivas: pedagogias territorializadas e materiais didáticos diferenciados para promoção da interculturalidade como política de educação pública” (CNPq), em consonância com a pesquisa “Notas sobre o luto e imagens descontínuas da (pós) pandemia: filme-poema, filme-ensaio e cartografias fílmicas”, coordenados, na Licenciatura em Artes (CSC/UFSB), por Cinara de Araújo. O projeto é formado por professoras pesquisadoras da rede de universidades federais da Bahia (UFSB/UFBA), da Paraíba (UFPB), do Norte do Tocantins (UFNT) e do Acre (UFAC). As pesquisas dialogam com lideranças e mestras de saberes tradicionais sobre a problemática da educação como instituição externa aos saberes dessas comunidades. Pretende-se que os saberes e fazeres mobilizados pelo projeto tenham impacto na formação de professores das licenciaturas das universidades envolvidas, fortalecendo uma perspectiva pluriepistêmica e interdisciplinar de ensino. Retomando a função agregadora entre comunidade, corpo, território e cultura.  Ensinamentos e caminhos entre comunidades de diferentes territórios potencializando a interculturalidade e a possibilidade de reflorestamento da formação docente.

Público alvo: O evento tem como objetivo, alcançar toda a comunidade acadêmica atendendo especialmente os discentes das licenciaturas.

Comissão Organizadora: Cinara de Araújo (UFSB), Laura Castro (UFBA), Cacá Fonseca (UFPB), Coletivo Poéticas do Vivo.

PROGRAMAÇÃO (23/10 ao 26/10)

Todas as programações presenciais serão realizadas no Painel Indígena, exceto no dia 25/10 (quarta-feira), no período da manhã, quando será realizado um cortejo no centro de Porto Seguro. A concentração para o cortejo será na Praça São Sebastião, às 09h. Durante todo o evento, ocorrerão apresentações de artistas convidados da UFSB.

INSCRIÇÕES REALIZADAS PELO SIGEEVENTOS!!!

23/10 (segunda-feira)

Conferência de Abertura (híbrida)
19h - “A escola da reconquista: escolas da luta”
Mestra Mayá (T.I Catarina Paraguassu) e Solange Brito (MST/ Assentamento Terra Vista)
Mediação Jéssica Tupinambá (T.I Serra do Padeiro)

Transmissão no YouTube: https://www.youtube.com/@UFSBCAMPUSSOSIGENESCOSTA
Transmissão presencial: Painel Indígena

24/10 (terça-feira)

15h - Oficina: “Imagens do cortejo: costura, memória, capanga e estandarte”
Aiá Oro Iara (UFNT), Tiago Ribeiro (Sociedade da Prensa), Cinara de Araújo (UFSB), Coletivo Poéticas do Vivo (UFSB).

18h30 - Mesa presencial de abertura “A escola da Terra e do Cipó”
Mestra Maria da Glória Tupinambá (T.I Serra do Padeiro)
Mediação: Cinara de Araújo (UFSB) e Aiá Oro Iara (UFNT)

25/10 (quarta-feira)

09:00h - “Cortejo Pedagogias da Capanga”
Mestras Tupinambá, Coletivo Arte da Terra (MST/Assentamento Terra Vista), Coletivo Poéticas do Vivo, Sociedade da Prensa
Concentração: Praça São Sebastião/ Campinho

14:30h - Relatos de experiência: “Pedagogias da terra e poéticas do vivo”
Coletivo Arte da Terra, Fernanda Tupinambá, Estudantes em Iniciação Científica e participantes das pesquisas “Escolas Vivas” (CNPq, em rede) e “Diário do luto e imagens descontínuas na (pós)pandemia: filmes experimentais” (UFSB, IHAC/CSC)
Mediação: Kiune Bezerra (MST/ Assentamento Terra Vista)

16:30h às 18h  – Oficina “Arte da Terra - cheiro, grafia, impressão”
18:30h às 20:30h  –  Oficina “Arte da Terra - cheiro, grafia, impressão”
20:30h às 22:30h  – Oficina “Arte da Terra - cheiro, grafia, impressão”

Coletivo Arte da Terra - MST/Assentamento Terra Vista (Kiune Bezerra e Andréia Simões), Mestras Tupinambá, Aia Oro Iara, Cinara de Araújo, Tiago Ribeiro, Coletivo Poéticas do Vivo.

26/10 (quinta-feira)

18:30h às 20h30 - Conferência de encerramento (presencial)
“Cura da terra: folhas cascas, raízes”
Dona Geni (Vale Verde)