Página inicial > Notícias > Mestrado acadêmico em Artes estima ter primeira seleção de estudantes ainda em 2023
Últimas notícias

• Publicado: Sexta, 14 de Julho de 2023, 15h24
  • Última atualização em Sexta, 14 de Julho de 2023, 15h29

card PPG ArtesUm dos novos programas de pós-graduação aprovados na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), o mestrado acadêmico em Artes deve ter o seu primeiro processo seletivo de estudantes até o final do ano, na estimativa do colegiado do curso. O programa é uma das propostas institucionais aprovadas em reunião recente da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em junho deste ano (APCN no 1100/2022), na mesma reunião que aprovou a proposta de criação do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental.

O mestrado em Artes da UFSB terá oferta anual de 20 vagas, com duração de dois anos, em quatro semestres na duração máxima. A proposta do curso é resultado do trabalho desenvolvido pelos grupos e projetos de pesquisa vinculados ao CFAC, trazendo nas linhas de pesquisa as principais contribuições para o desenho do currículo. Conforme os professores Éder Rodrigues e Rosângela Tugny, recém-eleitos para a coordenação do PPG em Artes, a estimativa é de que o edital para a primeira seleção seja publicado nos próximos meses, ainda em 2023. Assim, espera-se que a primeira turma inicie as atividades já no semestre letivo 2024/1.

A área de concentração do curso é em Estudos Contemporâneos em Artes, com três linhas de pesquisa: 1) Dramaturgias do Corpo e da Cena, 2) Pedagogia das Artes, e 3) Processos Artísticos e Comunidades. O foco do mestrado é oferecer formação acadêmica de excelência para a pesquisa, a docência e ações relacionadas às práticas artísticas. A ideia é que o curso contribua para fortalecer a educação básica, a cultura e o desenvolvimento regional, em linha com as ações desenvolvidas pelo Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB, sediado no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro. O decano do CFAC, professor Bernardo Belisário, destaca que o Mestrado em Artes da UFSB permitirá o aprofundamento na área e a criação de um valioso pólo de estudos em Artes nesta região, tão simbolicamente marcada pelo encontro de civilizações e pela violência causada por seu histórico colonial.

É dentro desse escopo que se situa o público de interesse do PPG-Artes/UFSB. O coordenador afirma que a proposta foi concebida tendo em mente tendo em mente os profissionais que atuam no âmbito das Artes e suas adjacências, interessados em qualificar a pesquisa, o ensino e a extensão nas suas instâncias teóricas, artísticas e culturais, com ênfase nos Estudos Contemporâneos.