Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Mestrado acadêmico em Artes estima ter primeira seleção de estudantes ainda em 2023
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Mestrado acadêmico em Artes estima ter primeira seleção de estudantes ainda em 2023

  • Publicado: Sexta, 14 de Julho de 2023, 15h24
  • Última atualização em Sexta, 14 de Julho de 2023, 15h29
  • Acessos: 657

card PPG ArtesUm dos novos programas de pós-graduação aprovados na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), o mestrado acadêmico em Artes deve ter o seu primeiro processo seletivo de estudantes até o final do ano, na estimativa do colegiado do curso. O programa é uma das propostas institucionais aprovadas em reunião recente da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em junho deste ano (APCN no 1100/2022), na mesma reunião que aprovou a proposta de criação do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental.

O mestrado em Artes da UFSB terá oferta anual de 20 vagas, com duração de dois anos, em quatro semestres na duração máxima. A proposta do curso é resultado do trabalho desenvolvido pelos grupos e projetos de pesquisa vinculados ao CFAC, trazendo nas linhas de pesquisa as principais contribuições para o desenho do currículo. Conforme os professores Éder Rodrigues e Rosângela Tugny, recém-eleitos para a coordenação do PPG em Artes, a estimativa é de que o edital para a primeira seleção seja publicado nos próximos meses, ainda em 2023. Assim, espera-se que a primeira turma inicie as atividades já no semestre letivo 2024/1.

A área de concentração do curso é em Estudos Contemporâneos em Artes, com três linhas de pesquisa: 1) Dramaturgias do Corpo e da Cena, 2) Pedagogia das Artes, e 3) Processos Artísticos e Comunidades. O foco do mestrado é oferecer formação acadêmica de excelência para a pesquisa, a docência e ações relacionadas às práticas artísticas. A ideia é que o curso contribua para fortalecer a educação básica, a cultura e o desenvolvimento regional, em linha com as ações desenvolvidas pelo Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB, sediado no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro. O decano do CFAC, professor Bernardo Belisário, destaca que o Mestrado em Artes da UFSB permitirá o aprofundamento na área e a criação de um valioso pólo de estudos em Artes nesta região, tão simbolicamente marcada pelo encontro de civilizações e pela violência causada por seu histórico colonial.

É dentro desse escopo que se situa o público de interesse do PPG-Artes/UFSB. O coordenador afirma que a proposta foi concebida tendo em mente tendo em mente os profissionais que atuam no âmbito das Artes e suas adjacências, interessados em qualificar a pesquisa, o ensino e a extensão nas suas instâncias teóricas, artísticas e culturais, com ênfase nos Estudos Contemporâneos. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página