Página inicial > Notícias > Circuito performativo no Centro Histórico de Porto Seguro

Circuito performativo no Centro Histórico de Porto Seguro

• Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 13h30
  • Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 13h42
imagem sem descrição.

Apresentação pública dos trabalhos de estudantes do curso Artes do Corpo em Cena no centro histórico de Porto Seguro.

Data: sábado 10/12/22
Local: Largo do Centro Histórico de Porto Seguro
∆ obs: chegada do público às 16h

branco histórico
primeiro circuito performativo do curso artes do corpo em cena

sinopse: quem define o centro de uma história? de onde vem a compulsão higienista de embranquecer as paredes dos espaços públicos? o centro histórico de porto seguro é marcado por uma brancura histórica. no primeiro circuito performativo do curso artes do corpo em cena, tensionamos as marcas coloniais desse espaço com trabalhos de descarrego. são oito programas performativos que averiguam os rastros arquiteturais deste território, costurando as corporalidades generificadas, racializadas e pesadas nas estruturas, nas britas, nas colunas, nas rachaduras e, sobretudo, na pedra fálica do marco histórico do "descobrimento". as expressões do embranquecimento, estreitamente alinhavadas com o turismo predatório na região, são o alvo criativo deste percurso crítico-performativo. cobrir de branco as paredes dos espaços públicos para apagar os rastros, as manifestações populares e os pixos-denúncia são práticas histéricas e históricas. a tinta que silencia é ensurdecedora. sua cor é o branco histérico, cuja matiz é o branco histórico.

a apresentação pública é uma abertura de processo de estudos realizados por estudantes do componente curricular projeto do laboratório de performance da ufsb, em porto seguro/ba, de setembro a dezembro de 2022. branco histórico compõe o primeiro circuito performativo do curso artes do corpo em cena, realizado em parceria com o grupo de pesquisa pedagogia da performance: visualidades da cena e tecnologias críticas do corpo (cnpq/ufsb).

perfo n.1 - canto da ruína, de bruno santos @bruninhos
perfo n.2 - o peso do racismo, de tacila silva @tacila.s.silva
perfo n.3 - agradeço, de ariel dos santos @oolhodasereia
perfo n.4 - descarrego, de milena freitas @amilenafreitas