Página inicial > Notícias > CONVITE - AULA ABERTA DO COMPONENTE DE MODOS DE ESCUTA E CRIAÇÃO SONORA COM ARTISTA CONVIDADO PEDRO SOLLERO (USP)
Últimas notícias

• Publicado: Sábado, 22 de Outubro de 2022, 12h09
  • Última atualização em Sábado, 22 de Outubro de 2022, 12h11
imagem sem descrição.

Convidamos toda a comunidade a participar da Aula Aberta com o músico improvisador, compositor, educador e pesquisador Pedro Sollero (USP), que compartilhará com o público um pouco sobre a sua tese de doutoramento intitulada Práticas de construção de um músico improvisador.

A atividade acontecerá no dia 26 de outubro, quarta-feira, às 19h, na Varanda Sul do Campus Sosígenes Costa, com a organização dos docentes Daniel Puig e Cristiane Lima.

Espalhe a palavra!

Resumo:
SOLLERO, Pedro Azevedo. Práticas de construção de um músico improvisador. 2022. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

Esta tese é um dos resultados de uma pesquisa de doutorado radicalmente qualitativa em improvisação musical realizada na Universidade de São Paulo. No percurso de documentação do meu processo criativo e minhas práticas, esbarro em assuntos como subjetivação, branquitude na música, construção de instrumentos e processos de gravação e documentação de improvisação musical. O formato em sessões que podem ser lidas em qualquer ordem remete à não-linearidade, comum na música improvisada, e ao sítio digital no qual o material da pesquisa estará disponível junto com os exemplos de som e vídeo. Neste processo de criação e registro ressoam ideias de Gilles Deleuze e Felix Guattari, principalmente em relação a rizomas, linhas de fuga, repetição, serialização e (des)estratificação. A noção de cuidado de si, descrita por Michel Foucault, inspira a organização das práticas que adotei no meu processo e apliquei em campos nas universidades USP, UFC, UECE, UFSB e UCSD, com financiamento parcial do programa Fulbright.

Palavras-chave: Música. Improvisação musical. Processo criativo.

Mini-currículo:
Pedro Sollero é músico improvisador, compositor, educador e pesquisador. Cursou Bacharelado em Música Popular na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), e é Mestre em Música pelo PPGMUS (Programa de Pós-Graduação em Música), ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes/ Universidade de São Paulo). Realiza pesquisa de Doutorado em Música, no mesmo programa, sobre Improvisação Livre, sob orientação do Prof. Dr. Rogério Costa. Tem atuado como improvisador em grupos em São Paulo (Orquestra Errante, Coletivo Carmim, Ñembo, As Preparadas,) e possui trabalho solo como performer em música e compositor de trilha sonora para teatro e audiovisual. Seu instrumento principal é guitarra elétrica e se interessa por técnicas estendidas e transformações deste instrumento. Questões sociais ligadas à improvisação também são do interesse do pesquisador, além das particularidades e agenciamentos deste corpo criado pela soma do instrumentista e instrumento e seus contextos. Seus interesses também envolvem o campo pedagógico no qual atua conduzindo trabalhos relacionados à improvisação musical e tecnologias aplicadas à música. É colaborador no grupo de pesquisas NUSOM, associado ao PPGMUS-ECA/USP, coordenado por Fernando Iazzetta e Rogério Costa.