Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Discentes se mobilizam pelo transporte escolar universitário de Eunápolis para Porto Seguro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Discentes se mobilizam pelo transporte escolar universitário de Eunápolis para Porto Seguro

  • Publicado: Domingo, 29 de Maio de 2022, 16h34
  • Última atualização em Domingo, 29 de Maio de 2022, 16h34
  • Acessos: 1298

 

Um grupo de estudantes do campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia tem se mobilizado para reivindicar a implantação do transporte universitário de Eunápolis para Porto Seguro. 

As últimas semanas foram marcadas por reuniões e articulações junto à Secretaria de Educação de Eunápolis, à qual foi entregue um abaixo-assinado elaborado pelos discentes e um ofício em que é solicitado o transporte.

De acordo com a Secretaria Acadêmica da UFSB, atualmente há cerca de 60 estudantes com matrícula ativa na instituição e com residência declarada no município de Eunápolis.

A demanda dos estudantes é uma reivindicação bastante antiga, que data do período de criação da universidade, em 2014, mas que até hoje não foi resolvida pelas autoridades.

De acordo com os discentes, sem o transporte escolar gratuito, a única opção para ir para a universidade é o transporte particular, pelo qual os estudantes chegam a gastar até R$ 40,00 por dia - realidade essa que não é compatível com a renda de grande parte dos estudantes.

Sem atendimento à solicitação, os estudantes clamam para que as autoridades se empenhem em resolver o problema, dado que a permanência desses estudantes em uma universidade pública, gratuita e de qualidade está sendo gravemente ameaçada.

“A Secretaria de Educação informa que está com dificuldade em viabilizar o transporte para nós. Porém um fato interessante é que o ônibus para a Unesulbahia bancado pela prefeitura está funcionando. Isso para uma universidade privada, enquanto que a UFSB, uma universidade pública, não tem transporte garantido”, reclama a estudante Amanda Ribeiro,  do grupo que tem lutado pelo transporte gratuito.

Texto de Felipe Moraes - Discente do curso Bacharelado em jornalismo e Coordenador do DCE.

registrado em:
Fim do conteúdo da página