Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Casa da Lenha em Porto Seguro recebe o Manto Tupinambá
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Casa da Lenha em Porto Seguro recebe o Manto Tupinambá

  • Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 10h36
  • Última atualização em Segunda, 25 de Outubro de 2021, 10h39
  • Acessos: 1395
imagem sem descrição.
Kwá yapé turusú yuriri assojaba tupinambá | Essa é a grande volta do manto tupinambá, que estará na casa da lenha do dia 28 de outubro a 27 de novembro.


Na Capital Federal, a mostra ocorreu na Galeria Fayga Ostrower, na Funarte Brasília, entre os dias 16 de setembro e 17 de outubro de 2021, seguindo em itinerância para a Casa da Lenha, em Porto Seguro (BA), com apoio da Superintendência de Cultura da Prefeitura de Porto Seguro e da Universidade Federal do Sul da Bahia, de 28 de outubro a 27 de novembro de 2021.


Objetos sagrados para os Tupinambá, os mantos foram levados do Brasil no período colonial pelos europeus e passaram a integrar coleções reais. Atualmente, sabe-se da existência de onze desses itens cerimoniais, que foram produzidos entre os séculos XVI e XVII, todos conservados em museus etnográficos europeus. Segundo os curadores, conduzida por sonhos no ano de 2006, Glicéria Tupinambá, da aldeia de Serra do Padeiro (BA), reiniciou a confecção de um novo manto, o que se tornou o eixo central da exposição.

Para saber mais instagram da exposição é o @mantotupinamba
Fim do conteúdo da página