Página inicial > Notícias > Eugenio Bucci é convidado do curso de Jornalismo da UFSB

Eugenio Bucci é convidado do curso de Jornalismo da UFSB

• Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 11h45
  • Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 12h28
imagem sem descrição.

“Existe verdade factual sem jornalismo?” A pergunta será o mote inicial de diálogo virtual com o jornalista Eugênio Bucci, por ocasião do lançamento do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Sul da Bahia, no campus de Porto Seguro. O evento acontece na próxima segunda- feira (08/3), a partir das 19h, no canal do Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB no Youtube ( https://www.youtube.com/watch?v=ykyeHDO-_jI ).

O tema do evento deriva do título do mais recente livro de Bucci, “Existe democracia sem verdade factual?” (Estação das Letras e Cores, 2019). Professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Bucci é o segundo convidado da I Jornada de Comunicação da UFSB. Na última terça-feira (02), o evento foi inaugurado com conferência do professor Muniz Sodré, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Graduado em Jornalismo (1983) e Direito (1987) pela USP, Bucci foi repórter, editor, diretor de revistas, secretário editorial da Editora Abril, presidente da Radiobrás (2003-2007) e Superintendente de Comunicação Social da USP (2015-2018). Há cerca de 30 anos atua como colunista e articulista em veículos como Veja, Época, Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil.Graduado em Jornalismo (1983) e Direito (1987) pela USP, Bucci foi repórter, editor, diretor de revistas, secretário editorial da Editora Abril, presidente da Radiobrás (2003-2007) e Superintendente de Comunicação Social da USP (2015-2018). Há cerca de 30 anos atua como colunista e articulista em veículos como Veja, Época, Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil.

Desde 2008, assina artigos quinzenais na página A2, seção “Espaço Aberto”, do jornal O Estado de S. Paulo. Entre outras homenagens, recebeu o Prêmio Esso em 2013 na categoria “Melhor Contribuição à Imprensa” pela Revista de Jornalismo ESPM (edição brasileira da Columbia Journalism Review). Escreveu, entre outros livros, “O Estado de Narciso – a comunicação pública a serviço da vaidade particular” (2015), “A Forma Bruta dos Protestos” (2016), ambos pela Companhia das Letras. Integra diversos conselhos em instituições públicas e privadas. O curso de graduação em Jornalismo da UFSB iniciou suas aulas este ano. É um curso de graduação de 2o ciclo e atende os alunos da universidade que concluíram bacharelados ou licenciaturas interdisciplinares em todas as áreas. Também disponibilizará 20 vagas este ano via Sisu. O coordenador do curso é o professor Richard Santos, e o vice-coordenador, Spensy Pimentel.

Na quarta-feira (10-3), a I Jornada de Comunicação da UFSB segue com palestra da jornalista Nádia Conceição, editora-chefe da Agência Ciência e Cultura, da UFBA. Ela falará sobre os desafios do jornalismo científico na Bahia.

Serviço:

Diálogo com o jornalista Eugênio Bucci: dia 08/3, 19h, no canal do CFAC-UFSB no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=ykyeHDO-_jI
Para saber mais sobre o curso de graduação em Jornalismo da UFSB https://www.ufsb.edu.br/cfartes/graduacao/jornalismo