Página inicial > Notícias > Estudante da LI em Artes foi selecionada para bolsa de estudos no Canadá

Estudante da LI em Artes foi selecionada para bolsa de estudos no Canadá

• Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 17h12
  • Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2020, 17h12
imagem sem descrição.

A estudante da Licenciatura Interdisciplinar em Artes, Carolina Carlos Aiala, foi selecionada pela Universidade do Quebec em Trois Rivières (UQTR), em parceria com o governo canadense, para receber a bolsa de estudos do programa “Futuros Líderes das Américas” (PFLA) e fazer um quadrimestre de mobilidade acadêmica durante a sessão de inverno de 2021. Ex-aluna de francês do professor Sérgio Cerqueda (CSC), Carolina destacou-se no estudo da língua e no interesse por outras culturas e soube identificar no edital divulgado em fevereiro de 2020 uma oportunidade de expandir seus horizontes de formação acadêmica, o que motivou a sua candidatura ao programa.

A primeira etapa da candidatura consistiu em participar de um edital interno organizado pela Assessoria de Relações Internacionais da UFSB, de onde saiu como uma das participantes pré selecionadas. Na segunda fase Carolina teve que apresentar à UQTR um dossier de candidatura consistente composto de currículo, carta de recomendação, carta de apresentação e uma peça explicativa justificando como suas experiências prévias a preparavam para participar do programa e demonstrando como seu percurso acadêmico se beneficiaria desta experiência. Como trata-se de uma estadia de estudos, o programa indica o nível de competência Intermediário de francês (DELF B2) como pré-requisito. As disciplinas a serem cursadas na UQTR já deveriam ser indicadas nesta etapa e Carolina as pré-selecionou tanto do departamento de Educação (Éthique et conduite professionnelle dans l’éducation; Stratégies interculturelles entre l’école, la famille et les communautés, Développement social et émotionnel de l’élève en contexte éducationnel), como do departamento de Filosofia e Artes Visuais (Processus d’images photographiques).

Esta mobilidade se dá dentro do marco do acordo de cooperação assinado entre UFSB e UQTR em 2016, orientado pelo plano de trabalho dos professores Gustavo Gonçalves (CJA) e Corina Borri-Anadon (UQTR). Embora outros dossiês de candidatura já tenham sido preparados no passado, Carolina foi a primeira selecionada que poderá beneficiar-se do programa. Conforme previsto, suas aulas começarão em janeiro e se estenderão até abril de 2021 e devem ocorrer em plataformas de ensino à distância, conforme condições de distanciamento social em vigor em Trois Rivières.

Texto por Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves