Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > II Jornada do Novembro Negro da UFSB
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

II Jornada do Novembro Negro da UFSB

  • Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 18h42
  • Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2020, 18h46
  • Acessos: 1699


A II Jornada do Novembro Negro, organizada pelo Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia, acontecerá de 16 a 18 de novembro de 2020, de forma online via redes sociais da Jornada e da UFSB. Esse modelo de ação está relacionado às atividades da UFSB por ocasião da pandemia do Covid-19. É uma iniciativa de caráter extensionista no âmbito do projeto permanente de extensão Jornada do Novembro Negro que se propõe a fazer uma discussão extra muros sobre os temas relacionados à questão racial e ao mesmo tempo pretende ser um espaço de formação de docentes da rede pública municipal e estadual da região.

A Jornada ocorrerá no mês comemorativo da Consciência Negra, alusivo à imortalidade de Zumbi dos Palmares, mito fundador da luta antirracista e pela vida da Maioria Minorizada no Brasil e será dedicado especialmente ao tema Insurgência Negra nas Artes. Em sua segunda edição contará com a parceria do Projeto Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual e do Coletivo Dandaras. Neste ano a Jornada faz homenagem a dois grandes artistas negros brasileiros de áreas distintas e convergentes. Mateus Aleluia, pensador, cantor e compositor, e Joel Zito Araújo, cineasta, produtor e pesquisador comunicacional. 

A abertura da Jornada ocorrerá no dia 16/11, às 14h e contará com a presença das instituições organizadoras e parceiras, assim como da reitora da UFSB. Às 15h acontecerá a primeira mesa intitulada Insurgência Negra nas Artes: música, ancestralidade e letramento com Mateus Aleluia, com a presença do cantor cachoeirano.

Durante os três dias ainda teremos mesas de discussões sobre os temas: Pensar negro: Ancestralidades e Estéticas Contra ColoniaisMídia negra e racismo epistêmico: o silencio racial nas formações em jornalismo; e Dandaras: pensando a (des)construção de saberes a partir de novos paradigmas na UFSB

No dia 17/11 pela manhã ocorrerá o II Colóquio de Pesquisa Negra Contemporânea, organizado em parceria com Coletivo Dandaras, com o tema Enegrecendo a Academia e as Artes e nas noites dos dias 16 e 17, sob a organização do Projeto Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual ocorrerá o cine debate sobre o filme da cineasta Tenille Bezerra intitulado Aleluia- o canto infinito do Ticoã (2020), e sobre as obras do cineasta Joelzito Araújo, os filmes Raça (2013) e A negação do Brasil (2000). O encerramento em 18/11 será com debate sobre a obra audiovisual de Joelzito Araújo e uma mesa final com o homenageado que tratará de sua forma de produção, cinema negro e sua cinebiografia. 

A II Jornada busca mobilizar a comunidade acadêmica, a rede pública de ensino e a sociedade do Extremo Sul da Bahia para dialogar e debater sobre a educação étnico-racial, situações de racismo que atravessam a comunidade acadêmica, seu entorno e o país e as estratégias antirracistas formuladas na academia, nas escolas e nas ruas. 

A jornada conta com a coordenação geral da Profa. Dra. Maria do Carmo Rebouças e do Prof. Dr. Richard Santos. 

JoelzitoAraujo 1 1
Joelzito Araujo

SERVIÇO

II Jornada do Novembro Negro - 16 a 18 de novembro de 2020

Local – Evento extensionista e online da UFSB – Redes Sociais da II Jornada do Novembro Negro

Inscrições – https://sig.ufsb.edu.br/eventos/public/evento/JNN2020

E-mail – nnegroufsb@gmail.com Maiores informações em nossas redes sociais. Facebook e Instagram. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página