Página inicial > Notícias > ORÍKÌ, curta de animação produzido por Projetos de Extensão da UFSB, ganha versão acessível
Últimas notícias

• Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2020, 18h59
  • Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2020, 21h00
  • Acessos: 2097
imagem sem descrição.

A publicação da animação com acessibilidade acontece dia 26/09 às 16h no youtube

Oríkì, curta de animação de desenhos, dirigido pela professora Pâmela Peregrino (UFSB/CFA), terá versão acessível com Libras, Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e Audiodescrição para inclusão de pessoas com deficiência auditiva e visual. O projeto de acessibilidade é apoiado através do Edital 001/2020 Calendário das Artes 2020, 8ª Edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

A animação com acessibilidade será publicada dia 26/09 (sábado) às 16 horas no canal do Youtube do Terreiro Abassá da Deusa Òsùn de Idjemim. No mesmo dia, às 17h, no canal do Youtube do CFArtes da UFSB acontecerá a live do lançamento, que contará com a presença da equipe de acessibilidade e equipe do filme. O encontro virtual contará com o apoio do Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual e do projeto Cinema das Comunidades, ambos do CFArtes/UFSB. A transmissão contará também com interpretação em libras.

O filme é resultado dos projetos de extensão "Oríkì: a pandemia e a cosmovisão dos povos de terreiro" e "Ìtàn: Contando História de Orixás com Cinema de Animação", ambos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Foi produzido durante a quarentena por estudantes, professoras da UFSB, membros da comunidade externa e integrantes do Terreiro Abassá da Deusa Òsùn de Idjemim. Realizado de forma remota em respeito às orientações de afastamento social.

SERVIÇO:
O que: “Oríkì - animação acessível com Libras, LSE e Audiodescrição”
Quando: Dia 26/09 (sábado) às 16h no link: https://youtu.be/jwKemDE9s-g
* Live de lançamento, 26/09 (sábado) às 17h no Canal do CFArtes/UFSB link: https://youtu.be/jhRUzK400bc

Mais informações: siga as redes @itan.cinema no facebook e Instagram.

Sinopse: O filme Oríkì é uma animação de desenhos que apresenta uma poética sobre a morte, a doença e a cura, para valorizar e fortalecer a cosmovisão de Povos Tradicionais de Terreiro num contexto de pandemia. No filme, Iku (a morte) circula no mundo inteiro. Os Òrìsàs se unem para encontrar a cura e dividir com a humanidade.

Realização:
UFSB/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Centro de Formação em Artes - CFArtes/UFSB
Projetos de Extensão:
Ìtàn: Contando História de Orixás com Cinema de Animação
Oríkì: a pandemia e a cosmovisão dos povos de terreiro

Apoio Financeiro:
Edital 001/2020 Calendário das Artes 2020, 8ª Edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Equipe de Acessibilidade:
Pâmela Peregrino - Direção e Adaptação
Valdíria Souza - Produção e Comunicação
Wermerson Silva- Tradutor e Intérprete de Libras
Deise Medina - Audiodescritora e Legendista
Adriana Urpia - Narração Audiodescrição
Ednilson Sacramento - Consultor de Audiodescrição
Alzení Tomáz - Revisão das descrições dos Orixás
Grupo Èdè Lami UESB - Revisão de Libras
Sérgio Nunes - Edição Acessibilidade
Loba Nascimento - Design gráfica

Apoio: