Página inicial > Notícias > CONSUNI institui o curso de Jornalismo do Centro de Formação em Artes

CONSUNI institui o curso de Jornalismo do Centro de Formação em Artes

• Publicado: Segunda, 31 de Agosto de 2020, 12h15
  • Última atualização em Segunda, 31 de Agosto de 2020, 13h18
imagem sem descrição.

No dia 19/08/2020 o Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia, CONSUNI, aprovou o Projeto Pedagógico Curricular, PPC, do curso de jornalismo apresentado através do decanato do Centro de Formação em Artes, CFA.

Com a publicação em 27/08/2020 da portaria 022/2020 instituindo a coordenação pró-tempore do referido curso, tem-se início os trabalhos para a estruturação administrativo - pedagógica do novo curso e oferta de entradas no terceiro quadrimestre desse ano letivo, 2020.3.

O Colegiado pró-tempore composto pelos professores doutores Richard Santos, Bernard Belisário, Spensy Pimentel e Alemar Rena, tem como coordenadores o prof. Richard Santos e Spensy Pimentel como Vice-coordenador.

O Colegiado ora constituído tem por prerrogativas principais tomar as providências iniciais para a abertura de vagas para primeira turma do curso de Jornalismo e início das aulas em 2020.3, e conduzir, no prazo de até 1 (um) mês, o processo de eleição do colegiado efetivo, que por sua vez deverá eleger os coordenadores efetivos do curso.

Breve histórico

O CFA iniciou a construção do curso de Comunicação Social/Jornalismo em julho de 2018, com a publicação de portaria 013/2018 de criação da Comissão de Elaboração de PPC do Curso, em conformidade com a decisão prévia da Congregação do Centro de Formação em Artes tomada em abril daquele mesmo ano. Sob a coordenação do Prof. Richard Santos e após o investimento de  centenas de horas de trabalho de uma equipe de 9 docentes, um TA e um estudante (representantes das respectivas categorias), pelo menos 4 dos/das quais se dedicando numa frequência de várias horas por semana ao projeto de curso, acumulando essa criação às atividades de docência e pesquisa, o Projeto Pedagógico Curricular do curso foi o primeiro a ser apresentado à Pró-reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC) e à reitoria, sem haver indicação destas partes de desacordo institucional com a proposta em construção.

Em 05 de novembro de 2018 o PPC do curso foi apreciado favoravelmente em reunião de Congregação do Centro de Formação em Artes a partir do detalhado e minucioso parecer do prof. Sérgio Cerqueda. Muitas outras horas foram investidas na melhoria do projeto a fim de se adequar às dezenas de correções e complementações solicitadas pelo parecerista.

Ainda no ano de 2018, a pedido da Progeac, o CFA fez contato com o diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, Fernando Paulino, que teceu parecer sobre o PPC proposto. O documento foi entregue por ele à UFSB em 29 de março de 2019, com conclusão favorável e mais algumas correções e melhorias a serem realizadas pela equipe. As correções foram revistas e solucionadas pela comissão de criação do curso e reenviado à PROGEAC.

Em 15 de abril de 2019 recebemos parecer técnico adicional da PROGEAC, igualmente favorável à aprovação do PPC, e com demais solicitações de adequações, para além das que originalmente indicou o prof. Fernando Paulino, as quais a Comissão de PPC do curso mais uma vez se empenhou em realizar com o máximo de cuidado e agilidade.

Ainda naquele mês, isto é, em abril de 2019, o Decanato do CFA enviou, em processo de número 23746.007709/2018-57, o PPC definitivo para a Progeac para que a mesma pudesse submetê-lo ao Consuni para apreciação.

Passado pouco mais de um ano tivemos o PPC aprovado e o Colegiado de Curso pró-tempore constituído.

Um grande passo para a consolidação da Universidade Federal do Sul da Bahia no território e na relação com as demandas da comunidade, que em pesquisa de interesse pelo curso de comunicação-jornalismo levada a cabo pelo CFA, a pedido da PROGEAC, com 422 participantes, de dentro e de fora da UFSB, demonstrou uma taxa total de interesse no curso de 72% dos consultados, somada de aprovação da criação do mesmo de 97%.

Uma inovação importante no PPC do curso de Jornalismo do CFA é o fato de que estudantes de qualquer grande área de primeiro ciclo de formação podem se candidatar a uma vaga no curso, já que este possui área de concentração em todas as áreas de primeiro ciclo (saúde, ciências, artes, humanidades e linguagens).

Com ênfases em Jornalismo Cultural, Jornalismo Científico e Comunicação Comunitária, o curso de jornalismo é uma novidade e boa notícia para a comunidade interna e externa e conta com o apoio de todos(as) na consolidação de uma comunicação para a emancipação e formação cidadã.