Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > O curso de Artes do Corpo em Cena do CFA e o Instituto Trancoso trazem a artista paulistana Maria Eugênia Almeida
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

O curso de Artes do Corpo em Cena do CFA e o Instituto Trancoso trazem a artista paulistana Maria Eugênia Almeida

  • Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 18h39
  • Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2019, 18h39
  • Acessos: 2763
imagem sem descrição.

O curso de Artes do Corpo em Cena do CFA e o Instituto Trancoso promovem uma visita da artista paulistana Maria Eugênia Almeida, nos dias 8 e 9 de novembro.

Maria Eugênia desenvolve um reconhecido trabalho de criação cênica a partir das danças tradicionais brasileiras. Sua expressão artística é marcada pela interpretação e recriação de danças como Caboclinho, Frevo, Cavalo Marinho entre outras. A poesia e a simultaneidade entre dança, teatro e música, aliadas à referências artísticas contemporâneas, tornou-se a base de estudos para seu desenvolvimento artístico.

Iniciada nas artes desde os nove anos de idade pelos seus pais Antônio Nóbrega e Rosane Almeida, com quem atuou em diversos espetáculos, atualmente desenvolve um trabalho autoral com a companhia Soma, que fundou em 2008, e também espetáculos solo, como o “Planta dos Pés”, que agora está em circulação por várias cidades do nordeste. 

Em Porto Seguro Maria Eugênia realiza uma Oficina e uma Palestra Performativa.

 A Palestra Performativa “A pesquisa das Danças Populares Brasileiras e a criação cênica” convida o público a conhecer um pouco da pesquisa sobre as manifestações tradicionais brasileiras, suas corporalidades e dramaturgias próprias, e apresenta caminhos para a criação cênica.

A Oficina de Danças Populares Brasileiras, apresenta os movimentos e gingados característicos das danças como o Cavalo Marinho, o Maracatu rural e o Caboclinho, além de exercícios de consciência corporal, explorando suas infinitas formas de recriação e proporcionando uma vivência lúdica e criativa com o movimento.

Website: https://www.mariaeugenia.art.br

Agenda

8/11, 19h - Palestra Performática – “A pesquisa das Danças Populares Brasileiras e a criação cênica” 

Local: Auditório Monte Pascoal 1, UFSB

Inscrições: https://sig.ufsb.edu.br/eventos/public/evento/PPPDDPBCMEA-

8 e 9/11 - 14 às 16:30 -  “Oficina de Danças Populares Brasileiras” 

Local: Centro de Cultura de Porto Seguro

Inscrições:  https://sig.ufsb.edu.br/eventos/public/evento/ODPBCMEA-

registrado em:
Fim do conteúdo da página