Página inicial > Notícias > SESC e UFSB/CFA recebem mostra de cinema brasileiro e culturas de matriz africana
Últimas notícias

• Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2019, 19h42
  • Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2019, 19h53
imagem sem descrição.

Aconteceu nos últimos dias 13, 14 e 15 de junho, em Porto Seguro, a Itinerância do forumdoc.bh, com o tema “Cinema Brasileiro e Culturas da Afro-diáspora”. Foram exibidos sete filmes, entre longas e curtas-metragens, distribuídos ao longo de quatro sessões. Três destas sessões foram realizadas no turno vespertino, no SESC Porto Seguro, situado no bairro Parque Ecológico, contemplando estudantes do ensino fundamental (da Escola SESC), alunos/as e professores/as da UFSB e outros interessados/as nos filmes e discussões que se seguiram às exibições. Uma sessão foi realizada no campus Sosígenes Costa, à noite, envolvendo estudantes do componente Alteridade e Cinema nas Américase demais interessados/as.

O evento teve o privilégio de contar com a participação da antropóloga e cineasta Junia Torres, membro da Associação Filmes de Quintal e da equipe organizadora do forumdoc.bh, além de Isabel Casimira, a Belinha, Rainha da Guarda de Moçambique Treze de Maio e Rainha Conga do estado de Minas Gerais. As duas são realizadoras do filme A rainha Nzinga chegou (2018), exibido na abertura do evento, e acompanharam todas as sessões da mostra, compartilhando com o público os saberes em torno não só dos filmes, mas também sobre a cultura de matriz afro-brasileira da qual Isabel Casimira é representante, ligada à tradição dos reinados de congo e moçambique. As falas e os cantos da Rainha Conga trouxeram a voz de uma grande mestra dos saberes e tradições afro-brasileiras de Minas Gerais e, pela homenagem permanente aos ancestrais, imprimiram uma espiritualidade profunda a todos os momentos do evento.

IMG 0400 belinha

O conjunto de filmes e documentários apresentados propôs uma reflexão ampla e aprofundada sobre as questões da diáspora afro-brasileira, envolvendo memória, espiritualidade, deferência aos ancestrais e identidade contemporânea, o que se desdobrou na qualidade dos debates e conversas que se seguiram às exibições.

Fundado em 1997, o forumdoc.bh - Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte é hoje um dos mais importantes festivais do país dedicados ao documentário e tem como principal objetivo compartilhar filmes que não circulam facilmente em salas de cinema convencionais, promovendo a reflexão e a formação crítica de público, além de fomentar a pesquisa e a qualificação da produção audiovisual. A Itinerância que foi realizada buscou levar ao público de Porto Seguro uma pequena amostra do que foi exibido na última edição do festival, promovendo encontros de saberes ancestrais, regados a filmes, cantos e muitas histórias.

P B 01 100 convidadas2

A equipe organizadora do Imagina! Circuito Permanente Audiovisuale do Centro de Formação em Artes agradece ao SESC Porto Seguro pela acolhida do evento; a todas as pessoas que prestigiaram as sessões e que colaboraram para que o evento pudesse acontecer; e principalmente a Junia Torres e a Rainha Conga Isabel Casimira, por sua inestimável contribuição a nossa mostra. Sejam bem-vindas e voltem sempre! Salve, Rainha!

A equipe

Mais imagens do evento!: