Página inicial > Notícias > Prorrogadas as inscrições para o curso de especialização em ​Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares
Últimas notícias

• Publicado: Segunda, 06 de Maio de 2019, 14h34
  • Última atualização em Segunda, 29 de Julho de 2019, 22h34

FLYER PROCESSO SELETIVO EDramaturgias NOVO PRAZO DE INSCRICOES

As inscrições para o processo seletivo da primeira turma do curso de pós-graduação ​Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares​, modalidade especialização, foram prorrogadas para o dia 21/05/2019!!!

O curso de pós-graduação ​lato sensu em ​Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares, ligado ao Centro de Formação em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia, é voltado para a formação continuada de artistas, pesquisadores(as), professores(as), ativistas culturais, educadores(as) de espaços não-formais de educação, gestores(as) da cultura, produtores(as) culturais, portadores(as) de diploma de ensino superior, egressos das licenciaturas e bacharelados da UFSB e demais profissionais interessados nas manifestações populares e os diálogos com os diversos campos do saber.

O curso articula-se no encontro com as manifestações populares, com os seus Mestres e Mestras, seus saberes, práticas e epistemologias locais, com perspectiva de reafirmar os saberes, as práticas, os valores e os conhecimentos assentados na ancestralidade de suas poéticas próprias, nos seus mais variados desdobramentos poéticos e, também, nas dramaturgias corporificadas no espaço da tradicionalidade dos saberes que reside entre o vivido e o inventado. No âmbito da cultura brasileira, estes saberes reúnem um repertório de práticas e manifestações produzidas com e pelo corpo, outorgando ao prospecto fulcral dessa corporeidade, o papel de articulador das instâncias sociais, históricas e culturais que, identitariamente, demarcam o campo sensível de suas fontes.

Nesse edital, estão sendo ofertadas 20 (vinte) vagas. 04 (quatro) vagas serão destinadas para ampla concorrência (AC), e 16 (dezesseis) vagas serão distribuídas entre as categorias A1 a A4, a fim de garantir a política de ações afirmativas da Universidade, como especificadas a seguir:

A1 – Candidatos/as indígenas, negros/as e/ou quilombolas (30%) - 6 vagas
A2 – Professores/as do ensino fundamental ou médio inseridos/as no Sistema Público de Educação (30%) - 6 vagas
A3 – Pessoas com deficiência (Lei 12.711 de 2012) (10%) - 2 vagas
A4 – Pessoas transgêneras (10%) - 2 vagas

O curso é ofertado no campus Sosígenes Costa (CSC), em Porto Seguro/BA, tendo duração mínima de 12 meses, com aulas as sextas-feiras (período noturno) e aos sábados (períodos matutino e vespertino). Vale lembrar que o curso segue o calendário letivo da UFSB, com duas semanas de recesso entre os quadrimestes e período de férias no mês de janeiro. Além de contemplar atividades teórico-práticas que visam proporcionar relações críticas e criativas ao experimentar diversas linguagens de expressão, a especialização será também um espaço de aprofundamento continuado junto à vasta cartografia da cultura tradicional e dos saberes populares, cujo mapeamento e a especialidade dos seus estudos fortalecem o referencial do corpo enquanto eixo dos conhecimentos e saberes.

O processo seletivo para a primeira turma da especialização terá duas etapas: Inscrições e Seleção. O curso e as inscrições são gratuitas e estão aberta até o dia 21 de maio. Para mais informações, acesse​https://www.ufsb.edu.br/cfartes/pos-graduacao/edramaturgias

As inscrições podem ser realizadas online no endereço: https://forms.gle/uavwLRd1Aa7YUKGh8