Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Balanço Evento Corpo Poética e Ancestralidade
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Balanço Evento Corpo Poética e Ancestralidade

  • Publicado: Terça, 23 de Abril de 2019, 10h53
  • Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2019, 20h20
  • Acessos: 2292

IMG 4452

O encontro Corpo Poética e Ancestralidade apresenta balanço do evento que celebrou as artes da cena no Centro de Formação em Artes

Entre os dias 11 e 16 de março, o Campus Sosígenes Costa da UFSB sediou o encontro Corpo Poética e Ancestralidade, promovido pelo curso Artes do Corpo em Cena, do Centro de Formação em Artes, recebendo o público total de 1.488 participantes presentes em todas as ações integrantes da programação oficial do evento. Durante os seis dias do encontro, as artes da presença foram o ponto de discussão e o palco das vivências partilhadas entre os participantes, os convidados, alunos da comunidade acadêmica, discentes do CUNI Cabrália e do Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha e a comunidade em geral.

Foram ao todo 34 atividades que compreenderam 14 oficinas contemplando os segmentos do teatro, da dança, da cultura popular e da capoeira, 6 rodas temáticas com especialistas nacionais e internacionais na área das artes do corpo em cena, 7 espetáculos performáticos de teatro e dança, 5 lançamentos de livros com ênfase no corpo e suas poéticas, 2 vivências culturais com as comunidades indígenas, batizado de capoeira e um legado de trocas e permanências que transformou o cotidiano no campus Sosígenes Costa, de Porto Seguro. O evento contou com presenças institucionais importantes, como a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, profa. Meran Vargens e a representante do Département de Danse da Université du Quebéc à Montréal (UQÀM), Profa. Caroline Raymond.

Um dos pontos mais marcantes do evento foi a conferência de abertura ministrada pela professora Fátima Freire, ensejo no qual a convidada especial do encontro recebeu a homenagem outorgada ao seu pai, Paulo Freire, pelas mãos da reitora da UFSB, Joana Guimarães. Em uma fala emocionada, a reitora ressaltou a importância do trabalho do educador Paulo Freire na constituição da UFSB, além de destacar a potência de vivenciar este evento que consolida a inserção dos cursos de arte na universidade, base estrutural do plano orientador da UFSB. Outros destaques da programação foram a abertura no Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha, que presenteou o público com uma Noite Cultural Pataxó e a oficina com Mestre Tião Carvalho, um dos expoentes da música popular brasileira, pesquisador e divulgador das tradições populares, que contou com 92 participantes. Vale registrar que 90% das oficinas tiveram lotação máxima. O encerramento do evento não poderia ter sido em lugar mais propício que na Casa da Lenha, espaço cultural localizado no centro da cidade e que recebeu o Grupo Cultural Nossa Senhora das Graças, de Eunápolis, apresentando o Boi Mirim, manifestação cuja corporeidade toma a poética e a ancestralidade como partes indissociáveis da cultura e da vivência.

Os trabalhos, pesquisas e apresentações partilhadas no encontro serão publicados no número especial 42, do Cadernos do GIPE-CIT, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, que terá como eixo temático Corpo, Poética e Ancestralidade, o mesmo que também intitulou o evento. A edição especial de n° 42 tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2019.

No encontro também foi anunciado pela reitora o lançamento do curso de pós-graduação Especialização em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares, segunda especialização do Centro de Formação em Artes, que está com inscrições abertas até o dia 27 de abril.

Para maiores informações sobre a inscrição no curso de especialização em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares, basta acessar: https://www.ufsb.edu.br/cfartes/pos-graduacao/edramaturgias.

Para acompanhar tudo o que aconteceu no encontro Corpo, Poética e Ancestralidade e conferir o registro fotográfico do evento, basta acessar o site oficial: http://corpoeticancestral.org/ 

IMG 2090

IMG 2876

IMG 6633

registrado em:
Fim do conteúdo da página