Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Professora do curso Artes do Corpo em Cena (CF-Artes) compõe equipe de crítica teatral na MIT-SP 2019
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professora do curso Artes do Corpo em Cena (CF-Artes) compõe equipe de crítica teatral na MIT-SP 2019

  • Publicado: Domingo, 14 de Abril de 2019, 15h04
  • Última atualização em Domingo, 14 de Abril de 2019, 15h07
  • Acessos: 2462
imagem sem descrição.

A professora Dodi Leal, do curso Artes do Corpo em Cena do Centro de Formação em Artes da UFSB, foi convidada para integrar a equipe de crítica diária dos espetáculos da 6ª. edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), que ocorreu do dia 14 a 24 de março de 2019. O evento, idealizado e dirigido por Antonio Araújo (Teatro da Vertigem) e Guilherme Marques (CIT-ECUM) contou este ano com o eixo de Mostra de Espetáculos (com 9 peças internacionais e 3 estreias nacionais), além da Plataforma MITbr com 10 obras nacionais, 2 aberturas de processo e o II Seminário de Internacionalização das Artes Cênicas Brasileiras.

Representante institucional do Centro de Formação em Artes no evento, Dodi Leal compôs o comitê crítico da mostra com atuação no eixo “Reflexivo e Pedagógico, nos Olhares Críticos,” que teve curadoria de Daniele Avila Small e Luciana Estwood Romagnolli, com representações dos estados de SP, PE, RJ, MG, PA e da Bahia. Considerado um dos mais importantes eventos da área das artes cênicas da atualidade, a MITsp tem mantido um espaço profícuo de intercâmbios e diálogos em torno dos pensamentos, dos processos e das produções no âmbito das artes da presença. 

A professora Dra. Dodi Leal possui reconhecido trabalho com destaque nacional e internacional, e, na MITsp 2019, lançou análises e provocações emergentes junto as críticas escritas sobre os espetáculos: The Repetition. Histoire(s) Du théâtre- Direção: Milo Rau, Bélgica; Altamira 2042, Direção: Gabriela Carneiro da Cunha, Brasil; Manifesto Transpofágico. Criação, dramaturgia e atuação de Renata Carvalho, Brasil; MDLSX, Direção: Enrico Casagrande e Daniela Nicolò, Itália. Todos os textos críticos estão no site da MITsp 2019: https://mitsp.org/2019/.

A professora  também mediou as rodas de conversa: 'Contra o saber do outro' no quadro do Seminário 'O estatuto da arte no Brasil contemporâneo: silenciamentos, interdições e insubordinações', com as participações de Salloma Salomão e Cristine Takuá, no Itaú Cultural, São Paulo – SP; e também as rodas de conversa do eixo Pensamento em Processo pós-apresentação com a equipe de espetáculos integrantes da programação. 

A presença de Dodi Leal também teve um impacto significativo de apresentação do eixo do curso Artes do Corpo em Cena, em fase de consolidação no Campus Sosígenes Costa, e que se concentra na formação e profissionalização de artistas da cena, com atuação nos campos do teatro, da dança e da performance, além da contribuição no quadro do pensamento crítico sobre as produções cênicas no país e no mundo atual.

Vale lembrar que no próximo quadrimestre, a professora Dodi Leal ofertará pela primeira vez no campus a optativa Oficina de Teatro do Oprimido, celebrando os anos de estudos junto à Augusto Boal e o CTO-Rio (2005 a 2009), nesse componente curricular que é uma das grandes apostas do curso Artes do Corpo em Cena.

A Repetição Histórias do Teatro I Foto Guto Muniz 0323

Manifesto Transp Luiz Fernando CarolaMonteiro3

registrado em:
Fim do conteúdo da página