Página inicial > Notícias > TVE Bahia exibe filmes Pataxó produzidos em Programa de Extensão da UFSB

TVE Bahia exibe filmes Pataxó produzidos em Programa de Extensão da UFSB

• Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2019, 12h33
  • Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2019, 12h44
imagem sem descrição.

Durante todo o mês abril, a TVE Bahia exibe em sua programação uma série de filmes realizados por cineastas indígenas de todo o Brasil. Toda quarta, quinta e sexta-feira, às 22h15, a emissora pública abre sua programação para o mundo indígena através dos documentários realizados pelas próprias comunidades. Nos dias 4 e 5 de abril, foram exibidos três curtas-metragens realizados pelos participantes das oficinas de audiovisual do Programa de Extensão "Arte, história e língua Maxakali-Pataxó", coordenado pela professora Rosângela de Tugny, profa. do IHAC/CSC e Centro de Formação em Artes.

O filmes "Aos que sempre lutaram", "Em todos os lugares #SomosPataxó" e "Juacema: terra do povo Pataxó" foram realizados junto a diferentes comunidades Pataxó do Extremo Sul da Bahia. O primeiro deles foi produzido por participantes da Aldeia Cahy Pequi, localizada na Terra Indígena Comexatiba (Prado/BA), e aborda aspectos da resistência do povo Pataxó. O segundo, narrado em língua Patxohã, foi produzido pelo grupo Atxohã de professores Pataxó da Terra Indígena Coroa Vermelha (Santa Cruz Cabrália/BA), e traz testemunhos sobre a condição indígena no mundo contemporâneo. O terceiro foi realizado pelo Coletivo Pataxó de Cinema de Barra Velha (Porto Seguro/BA), e propõe uma divertida narrativa sobre essa parte encantada do território ancestral Pataxó ainda vivo nos relatos da história oral.

Realizado entre 2016 e 2018, o programa de extensão, em suas diversas ações, mobilizou estudantes e professores do Centro de Formação em Artes dos três campi da UFSB. Além das atividades de cinema e audiovisual, foram realizadas oficinas de cerâmica com estudantes da rede pública municipal de ensino de Porto Seguro (CIEPS); e cursos de etno-arqueologia e de língua Pataxó e Maxakali, colaborando com o estreitamento das relações entre esses povos guerreiros. Uma outra importante produção do Programa de Extensão foi o livro didático "Tarakwatê'ré iõ patxohã".

Para mais informações sobre o programa "Arte, história e língua Maxakali-Pataxó", ver a matéria e entrevista com a coordenadora Rosângela de Tugny publicada no portal da UFSB: https://www.ufsb.edu.br/ultimas-noticias/1196-programa-de-extensao-trabalhou-com-a-valorizacao-dos-idiomas-e-da-cultura-maxakali-pataxo

A TVE Bahia transmite sua programação pelo sinal digital, no canal 10.1, ou pela internet, no endereço: http://www.irdeb.ba.gov.br/tveonline/