Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > TVE Bahia exibe filmes Pataxó produzidos em Programa de Extensão da UFSB
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

TVE Bahia exibe filmes Pataxó produzidos em Programa de Extensão da UFSB

  • Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2019, 12h33
  • Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2019, 12h44
  • Acessos: 2817
imagem sem descrição.

Durante todo o mês abril, a TVE Bahia exibe em sua programação uma série de filmes realizados por cineastas indígenas de todo o Brasil. Toda quarta, quinta e sexta-feira, às 22h15, a emissora pública abre sua programação para o mundo indígena através dos documentários realizados pelas próprias comunidades. Nos dias 4 e 5 de abril, foram exibidos três curtas-metragens realizados pelos participantes das oficinas de audiovisual do Programa de Extensão "Arte, história e língua Maxakali-Pataxó", coordenado pela professora Rosângela de Tugny, profa. do IHAC/CSC e Centro de Formação em Artes.

O filmes "Aos que sempre lutaram", "Em todos os lugares #SomosPataxó" e "Juacema: terra do povo Pataxó" foram realizados junto a diferentes comunidades Pataxó do Extremo Sul da Bahia. O primeiro deles foi produzido por participantes da Aldeia Cahy Pequi, localizada na Terra Indígena Comexatiba (Prado/BA), e aborda aspectos da resistência do povo Pataxó. O segundo, narrado em língua Patxohã, foi produzido pelo grupo Atxohã de professores Pataxó da Terra Indígena Coroa Vermelha (Santa Cruz Cabrália/BA), e traz testemunhos sobre a condição indígena no mundo contemporâneo. O terceiro foi realizado pelo Coletivo Pataxó de Cinema de Barra Velha (Porto Seguro/BA), e propõe uma divertida narrativa sobre essa parte encantada do território ancestral Pataxó ainda vivo nos relatos da história oral.

Realizado entre 2016 e 2018, o programa de extensão, em suas diversas ações, mobilizou estudantes e professores do Centro de Formação em Artes dos três campi da UFSB. Além das atividades de cinema e audiovisual, foram realizadas oficinas de cerâmica com estudantes da rede pública municipal de ensino de Porto Seguro (CIEPS); e cursos de etno-arqueologia e de língua Pataxó e Maxakali, colaborando com o estreitamento das relações entre esses povos guerreiros. Uma outra importante produção do Programa de Extensão foi o livro didático "Tarakwatê'ré iõ patxohã".

Para mais informações sobre o programa "Arte, história e língua Maxakali-Pataxó", ver a matéria e entrevista com a coordenadora Rosângela de Tugny publicada no portal da UFSB: https://www.ufsb.edu.br/ultimas-noticias/1196-programa-de-extensao-trabalhou-com-a-valorizacao-dos-idiomas-e-da-cultura-maxakali-pataxo

A TVE Bahia transmite sua programação pelo sinal digital, no canal 10.1, ou pela internet, no endereço: http://www.irdeb.ba.gov.br/tveonline/

registrado em:
Fim do conteúdo da página