Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > O corpo como poética do sensível está presente nos livros que serão lançados no encontro Corpo Poética e Ancestralidade
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

O corpo como poética do sensível está presente nos livros que serão lançados no encontro Corpo Poética e Ancestralidade

  • Publicado: Segunda, 11 de Março de 2019, 12h01
  • Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2019, 12h09
  • Acessos: 2896
imagem sem descrição.

O lançamento de obras de peso promete agitar o segundo dia do encontro Corpo, Poética e Ancestralidade, promovido pelo Centro de Formação em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia. O corpo como processo dinâmico e fundamento das poéticas do sensível no campo educacional, artístico, dramatúrgico e na vivência expandida das sexualidades caracteriza a linha curatorial dos lançamentos previstos.

O livro “Danças no Jogo da Construção Poética”, da mestra Lara Machado, apresenta o desenvolvimento de uma proposta metodológica de processo criativo em dança fundado nas influências da cultura afro-brasileira. Já o livro “Gênero expandido: performances e contrassexualidades”, organizado por Dodi Leal e Marcelo Denny, publicado pela Editora Annablume, convoca o(a) leitor(a) a tratar das questões de gênero e tensionar o imaginário sensível e o inventário poético para desmentir as injúrias inventadas pela cisnormatividade.

O segmento da dramaturgia está presente com dois lançamentos. “Dramaturgias de Re(e)xistências”, escrito por Éder Rodrigues e Marcos Antônio Alexandre, em edição bilíngue da Editora Javali, presenteia o público com dois textos dramatúrgicos e a discussão emergente sobre o papel da dramaturgia enquanto manutenção dos vínculos de resistência artística e política. Já Hecatombe e outras dramaturgias imersas em audiovisual, de Leonardo Souza, desdobra o repertório dramatúrgico para os terrenos do audiovisual e traz para o público o esperado roteiro condecorado com o Prêmio Internacional Cine del Sur da Agência Extremeña para Cooperacion Internacional.

Por fim, o corpo nos processos de humanização das relações de aprendizagem é a discussão do livro “Quem educa marca o corpo do outro”, da convidada especial do evento Fátima Freire, publicado pela Editora Cortez. O evento contará ainda com os últimos lançamentos do PPGAC, da UFBA, representado no evento pela atriz, educadora e diretora teatral Meran Vargens.

O lançamento dos livros acontece na terça-feira, a partir das 19:00 horas, no auditório Monte Pascoal da UFSB, após a conferência de abertura de Fátima Freire e Inaicyra Falcão. O ensejo contará com a apresentação do músico convidado Marcelo Maroon, dono de um timbre incrível e de uma musicalidade que o corpo reverbera sem qualquer cerimônia. Os autores e autoras estarão presentes para conversar com o público e autografar os livros.

registrado em:
Fim do conteúdo da página