Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > I Seminário Som, Imagem e Movimento + Artes do Corpo em Cena
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

I Seminário Som, Imagem e Movimento + Artes do Corpo em Cena

  • Publicado: Sábado, 03 de Março de 2018, 13h31
  • Última atualização em Sexta, 25 de Janeiro de 2019, 14h36
  • Acessos: 1894

SeminarioCFA site 2 2

Centro de Formação em Artes da UFSB convida toda a comunidade interna e externa para o I Seminário Som, Imagem e Movimento + Artes do Corpo em Cena, a ocorrer nos dias 10 e 11 de novembro, no campus Sosígenes Costa (CSC), com a presença de convidados para debates e oficinas sobre as artes do som, da imagem e do corpo. Estarão no CSC Amaranta Cesar (UFRB), Danilo Barata (UFRB) e Guilherme Schulze (UFPB) (vejam os currículos dos convidados abaixo).

O objetivo deste seminário é ampliar a formação das/os estudantes das Artes, ao mesmo tempo que servir de marco inaugural para a abertura de nossos dois cursos de graduação de segundo ciclo (Som, Imagem e Movimento — com habilitações em Arte e Produção Sonora, Artes Visuais e Audiovisual — e Artes do Corpo em Cena).

Segue a programação do evento abaixo. Os debates da sexta à noite (10/11) e sábado pela manhã (11/11) contarão com transmissão via webconf.

PROGRAMAÇÃO

Sexta, 10/11

14:00-14:30 — Lançamento do Laboratório de Artes Visuais e Laboratório das Artes do Corpo (nas ocas)
14:30-15:00 — Lançamento do site do Centro de Formação em Artes
15:00-18:00 — Oficinas e cursos com Amaranta Cesar, Laura Guilherme Schulze e Danilo Barata
18:00-18:30 — Intervalo Café
18:30-22:00 — Palestras do I Seminário Som, Imagem e Movimento + Artes do Corpo em Cena

Sábado, 11/11

9:00-13:00 — Debates com participação de convidados, estudantes e o corpo docente do CFA sobre as propostas dos cursos Som, Imagem e Movimento e Artes do Corpo em Cena

13:00 — 15:00 — Almoço

15:00 — Retorno dos convidados

OFICINAS/ATIVIDADE COM CONVIDADOS (+ PROFA. LAURA CASTRO, DO CPF) (SEXTA À TARDE)

Na sexta à tarde teremos oficinas/atividades com os convidados de fora e uma oficina a ser oferecida pela professora Laura Castro (CPF). Danillo Barata ainda não enviou sua proposta, mas deve ser algo na área de vídeo/performance. As inscrições podem ser feitas aqui.

Cada oficina receberá 20 estudantes, máximo. Veja descrição das oficinas:

Amaranta Cesar

Apresentação de um novíssimo panorama da participação das mulheres negras na cena cinematográfica brasileira, para a construção de um debate sobre raça, gênero e representatividade.

Guilherme Schulze

“Da dança para a videodança”

Nessa oficina serão discutidas algumas poéticas para videodança e será focalizada nas idéias de Rudolf Laban para o movimento como disparador criativo na produção de videodança. Os participantes poderão utilizar seus celulares e câmeras domésticas. Tragam-nos com bateria cheia e memória vazia.

Laura Castro

A partir do texto “Da internet a Gutenberg”, de Umberto Eco, discutir os saberes e fazeres das artes gráficas até a era digital. A partir disso, a oficina provocará seus participantes a materializar, com materiais diversos como carimbos, papéis, caixas, entre outros, a noção de hipertextos. Dessa forma, o objetivo da oficina é criar pequenos objetos gráficos e poéticos a partir das especificidades e das dinâmicas da hipertextualidade.

Danillo Barata

Em aberto (Performance/vídeo)

PALESTRAS (SEXTA À NOITE)

Guilherme Schulze: — “A videodança como estratégia de ensino e criação”
Amaranta Cesar — “A experiência de curadoria e realização do Festival CachoeiraDoc”
Danillo Barata — Em aberto (Performance/vídeo)

SALAS E LINKS WEBCONF

Sexta-feira 10/11 (de 14:00 às 18:30)

Ocas (abertura, 14:00) + Sala Barra Velha + Auditório Monte Pascoal

Sexta-feira 10/11 (das 18h às 22h)

Auditório Monte Pascoal
Link: http://webconf2.rnp.br/sala04_csc_ufsb

Sábado 11/11 (das 9h às 13h)

Sala Barra Velha
Link: http://webconf2.rnp.br/sala04_csc_ufsb

SOBRE OS CONVIDADOS

Amaranta Cesar

Professora adjunto de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Possui graduação em Comunicação com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1998), mestrado em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2002), doutorado em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris III – Sorbonne-Nouvelle (2008) e Pós-doutorado na New York University. Foi curadora e organizadora da Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona (Ano da França no Brasil, 2009). Idealizou e coordena o Cachoeiradoc – Festival de Documentários de Cachoeira (BA). Coordena o Grupo de Estudos e Práticas em Documentário. Tem apresentado trabalhos e publicado artigos com enfoque em cinema e diferença, documentário, cinema africano e da diáspora, cinema brasileiro, análise fílmica.

Danillo Barata

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas – CECULT da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Foi assessor de Projetos Especiais da Reitoria, assessor do Centro de Artes, Humanidades e Letras, implantou o Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB do qual foi coordenador de 2008 a 2010, presidiu a Comissão de criação do curso de Artes Visuais da UFRB, que tem ênfase em multimeios e presidiu a Câmara de Extensão, de 2009 a 2010. Videoartista, é autor de uma obra que tem como centro a relação entre corpo e câmera, corpo e sistema da arte, corpo e mundo, sobretudo, em seus estratos sociais. Está interessado na produção contemporânea que articula performance, imagem e arte eletrônica. Dirigiu uma série de videoclips, documentários e filmes experimentais. É curador e organiza o Paisagem Sonora – Mostra Internacional de Arte Eletrônica do Recôncavo da Bahia. De 2008 a 2011 realizou projetos na Werkplaats Beeldende Kunst Vrije Academie no departamento de imagem da World Wide Visual Factory em Den Haag (Haia), Holanda. É membro do coletivo Xaréu Cardume Audiovisual. Possui obras em acervo no Museum der Weltkulturen Frankfurt na Alemanha, na World Wide Visual Factory (Holanda) e no Museu de Arte Moderna da Bahia. Em 2006, recebeu o prêmio aquisição no 13º Salão do MAM – Bahia e em 2007 o Prêmio Videobrasil WBK Vrije Academie no 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica – Videobrasil. É pesquisador do GAAP (Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Arte, Audiovisual e Patrimônio) e do Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas Livres e Multimeios – LinkLivre, cadastrados no CNPQ.

Guilherme Schulze

Professor-associado do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba através do qual atua no Mestrado Profissional em Artes e Mestrado Acadêmico em Artes Visuais (UFPB-UFPE), além dos cursos de teatro e dança em nível de graduação. Nestes, leciona as disciplinas Técnica Básica do Movimento, Corpo e Movimento I e II, Experiências Sonoras Criativas e Recursos Tecnológicos para as Artes Cênicas, entre outras. Atualmente é vice-chefe do Departamento de Artes Cênicas e coordena o Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Corpo Cênico (NEPCênico) onde orienta investigações acadêmicas em nível de graduação e pós-graduação voltadas para processos pedagógicos, criativos, e interfaces da arte com as novas tecnologias. Além disso, desenvolve conjuntamente com outros pesquisadores o projeto de pesquisa “Ação e presença: o corpo se relaciona com a câmera”. Foca seu trabalho na área de corpo, performance, dança, videodança e teatro, com ênfase em processos de criação e análise do movimento. Entre outras atividades, tem coordenado, há mais de cinco anos, projetos de pesquisa e extensão na área de videodança, através dos quais realiza produções como diretor e editor. É graduado em Música pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Coreografia pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas e PhD em Estudos da Dança pela Universidade de Surrey, Inglaterra.

registrado em:
Fim do conteúdo da página